Aos 20 anos, o zagueiro David Ricardo é uma das apostas da diretoria do Ceará para, no futuro, fazer caixa. Mas não para já, principalmente em meio à disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, na qual a situação do time não é nada boa.
O clube rejeitou uma oferta de 640 mil euros (R$ 3,4 milhões) do Gil Vicente, da elite do futebol de Portugal, por 70% dos direitos do jogador. Foi a segunda tentativa dos europeus de levar o atleta - a primeira, em julho, era por empréstimo e também foi rejeitada. A janela de transferências no país europeu fecha em 31 de agosto.
David Ricardo se tornou titular após a chegada do técnico Guto Ferreira, no fim de junho. Tem formado a dupla de zagueiros titular junto com o ídolo Luiz Otávio. O treinador tem rasgado elogios a David, jogador que segundo ele evoluiu muito nos últimos meses.
Formado no Fluminense do Piauí, o jogador chegou por empréstimo em 2022 e agradou. Em janeiro de 2023, o Ceará fez valer a cláusula de opção de compra no contrato e acertou pagamento de R$ 400 mil, em duas parcelas, ao clube de Teresina.
David Ricardo assinou um contato até o final de 2025, mas nos primeiros meses da temporada não se firmou entre os titulares. Chegou a atuar improvisado de lateral-esquerdo algumas vezes, o que prejudicou, na avaliação da atual comissão técnica, sua evolução no time em sua posição original.
O Ceará está na 10ª colocação na Série B, com 33 pontos, a oito do G4, grupo de quatro times que vai subir para a Primeira Divisão em 2024. O time joga no próximo domingo (20) contra a Ponte Preta, às 18h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza.