A diretoria do Ceará garantiu a permanência do técnico Guto Ferreira, alvo de protesto de torcedores na chegada da delegação no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, no fim da tarde de quinta-feira (3). Alguns membros de uma torcida organizada criticaram o trabalho de Guto, e o chamaram de retranqueiro - o treinador tentou argumentar, mas depois foi tirado do local por seguranças.
Em nota, a presidência do clube afirmou que “o treinador tem o nosso apoio e confiança para continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido”. O texto diz que o clube entende o direito de cobrança de torcedores, mas que seja feita dentro dos limites da civilidade e da ordem pública. E que medidas serão tomadas caso atos ilícitos sejam cometidos contra profissionais do clube.
O Ceará está na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série B, com 30 pontos, a oito do G4, o grupo de quatro times que subirá para a Primeira Divisão em 2024. Na noite de quarta-feira (2), o time empatou por 0 a 0 contra o Guarani, 6º colocado, em Campinas, e completou três jogos sem vencer na competição.
Pelo menos seis pessoas abordaram o técnico quando ele deixou a sala de desembarque na quinta-feira. Guto, sempre cercado pelos seguranças do Ceará, parou para argumentar e o diálogo de vídeo que está nas redes sociais é o seguinte:
“Que vexame que aconteceu?”, perguntou Guto.
“Você só joga retrancado, em casa tem que jogar para cima, mas só joga para empatar”, disse um torcedor.
“Isso ai é ideia tua”, retrucou o treinador, que continuou.
“Olha o resultado que o Guarani teve lá na casa dele em outros jogos, e olha o resultado que conseguimos”.
“Contra o Juventude [derrota por 1 a 0], o time jogou todo retrancado, Guto. Você escalou aquela porcaria de jogador [não cita o nome]”, disse o mesmo torcedor.
“O líder agora, o Novorizontino, perdeu para o Juventude lá em Caxias”, argumentou Guto.
“Queremos saber do Ceará, o que nos interessa é o Ceará", continuou o torcedor, que teve apoio de outros.
Nesse momento os seguranças tiraram Guto do local, o levando para fora do saguão. Houve protesto dos torcedores mas, pelas imagens divulgadas, não houve tentativa de agressão.
Guto Ferreira é o terceiro treinador do Ceará nesta Série B. Gustavo Morínigo foi demitido e m abril, e substituído por Eduardo Barroca, que caiu em junho. Guto fez sete jogos até agora, com duas vitórias, três empates e duas derrotas.