Um empate que não agradou a ninguém. Em um Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP, com nova iluminação, Guarani e Ceará empataram por 0 a 0 na noite desta quarta-feira (2), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Os paulistas caíram da 5ª para a 6ª posição na tabela, com 36 pontos agora, a dois do G4, grupo de quatro times que ao final da competição subirão à elite do futebol nacional. O Ceará se manteve na 10ª colocação, com 30 pontos, mas a distantes oito do G4.
O jogo não foi bom. O Guarani não teve seu artilheiro, Derek, suspenso pelo acúmulo do terceiro cartão amarelo, e teve pouca efetividade ofensiva. No Ceará, o técnico Guto Ferreira fez mudanças consideráveis após dois jogos sem ganhar: o volante Breno estreou, no lugar de Zé Ricardo, e no ataque Erick Pulga começou aberta na ponta esquerda.
O lance do primeiro tempo foi o golaço anulado de Guilherme Bissoli, para os visitantes. Chay lançou o centroavante no meio da área, ele dominou no peito, controlou a bola e chutou de voleio para o gol. O árbitro de vídeo interveio porque viu que, ao controlar a bola na segunda dominada, ele teria tido a ajuda da mão. Do outro lado, o Guarani só chegou em falha na saída de bola do goleiro Bruno Ferreira.
O segundo tempo ficou mais veloz, talvez porque os dois times entenderam que precisavam ganhar. Mas agilidade não se traduziu em gols, apesar de chances terem sido criadas. Erick e Bissoli perderam para o Ceará, Bruno Mendes e Régis pelo Guarani. O zagueiro Luiz Otávio ainda foi expulso ao final da partida, por cometer falta próximo à área - em outro lance duvidoso.
Próximos jogos
O Guarani vai visitar o Ituano, em Itu, no próximo sábado (5), às 17h (de Brasília). Já o Ceará jogará na Arena Castelão, em Fortaleza, contra o ABC, no domingo (6), às 18h (de Brasília).
Guarani 0 x 0 Ceará
Guarani
Pegorari; Diogo Mateus, Lucão, Alan Santos e Mayk; Matheus Barbosa (Bernardo), Matheus Bueno (Isaque) e Bruninho (Lucas Silva); Bruno José (Robinho), João Victor (Régis) e Bruno Mendes. Técnico: Umberto Louzer
Ceará
Bruno Ferreira; Caíque Gonçalves, Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor (Willian Formiga); Breno, Willian Maranhão e Chay (Jean Carlos); Erick (Janderson), Guilherme Bissoli (Cléber) e Erick Pulga (Sidnei). Técnico: Guto Ferreira
Cartões Amarelos
Bruno José, Matheus Bueno (Guarani); Luiz Otávio, Breno (Ceará)
Cartão Vermelho
Luiz Otávio (Ceará)
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data e horário: 2 de agosto de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade-ES
Auxiliares: Douglas Pagung-ES e Antônio Adriano de Oliveira-MA
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga