A diretoria do Ceará estendeu até o fim de 2024 o contrato de Lucas Ribeiro, zagueiro de 24 anos revelado pelo Vitória, que fica em definitivo. Ele está no clube desde 2022, quando sofreu, em outubro, grave lesão de ligamento no joelho direito. O jogador pertencia ao Hoffenheim, da Alemanha, que agora dividirá com o Vovô os direitos econômicos do jogador.
Lucas Ribeiro fez 20 jogos na temporada passada, até se machucar em uma partida contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Ele precisou passar por cirurgia e a recuperação segue os procedimentos e prazos normais de uma lesão ligamentar. Ainda não há data para Lucas Ribeiro voltar a jogar.
O contrato dele de empréstimo iria até o fim de 2022, mas foi prorrogado até junho, quando ele deveria retornar ao Hoffenheim. Como a recuperação ainda vai demorar um pouco, o Ceará aceitou continuar o tratamento, desde que houvesse a liberação definitiva para a assinatura até o fim de 2024.
Revelado no Vitória, ele foi vendido ao Hoffenheim em janeiro de 2019, por mais de R$ 16 milhões, o que na época foi a venda de maior valor na história de um clube do Nordeste. A transação perdeu esse posto em 2023, com a ida de Moisés, atacante, do Fortaleza ao Cruz Azul, do México, por mais de R$ 24 milhões.
Em 2020 o clube alemão emprestou Lucas Ribeiro ao Internacional, e dois anos depois ao Ceará.