Parecia que seria um empate amargo para o Ceará, mas agradável para o Vila Nova na noite desta quarta-feira (19), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Só parecia. O gol do zagueiro Luiz Otávio, que voltou ao time após quase dois meses machucado, aos 45 minutos do segundo tempo, mudou os sabores.
O Vila Nova perdeu a liderança da competição, parando nos 34 pontos e vendo o Vitória passar no número de vitórias. Já o Ceará pulou para a 8ª colocação, com 28 pontos, a cinco do Novorizontino, e do G4, o grupo de quatro times que subirá à elite ao fim das 38 rodadas.
O público não foi grande, pouco mais de 20 mil pessoas, mesmo com promoção no preço dos ingressos, que partiu de R$ 15. E que ensaiou algumas vaias durante o jogo, criticou algumas alterações do técnico Guto Ferreira, mas ao fim foi ao deleite e saudou os jogadores, principalmente Luiz Otávio.
O Vila Nova mostrou ser um time ‘cascudo’, qualidade essencial em uma Série B. Defensivamente esteve muito bem, mesmo quando o Ceará parecia que pressionaria. No segundo tempo o time comandado por Claudinei Oliveira até teve chance de definir o jogo no contra-ataques, mas falhou.
O Ceará é dependente de Erick (que deve jogar no São Paulo em 2024), atacante que quando não está bem parece fazer todo o time cair de produção. Guto Ferreira fez algumas alterações na equipe, com relação a que havia empatado com o Mirassol (1 a 1).
André Luiz entrou no gol, com Bruno Ferreira suspenso, a zaga foi Luiz Otávio e David Ricardo, houve a estreia de Paulo Victor na lateral esquerda e Guilherme Bissoli foi o centroavante, não Nicolas. Nada empolgante, ou que mudasse a atuação da equipe, que continua abaixo do necessário.
Mas mesmo abaixo, o gol saiu, depois de um bate e rebate na área e na única bobeira defendiva do Vila na partida. Resultado importante na saga que promete ser o segundo turno da Série B para o Ceará rumo ao acesso.
Próximos jogos
O Ceará volta a campo no domingo (23), contra o Juventude, em Caxias do Sul, às 15h30 (de Brasília). O técnico Guto Ferreira não terá o volante Zé Ricardo e o atacante Erick, que receberam o terceiro cartão amarelo nesta quarta-feira.
O Vila Nova terá pela frente no sábado (22) o ABC, lanterna da competição, em Goiânia - o jogo terá início às 17h (de Brasília).
Ceará 1 x 0 Vila Nova
Ceará
André Luiz; Warley, Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor (Willian Formiga); Willian Maranhão (Richardson), Zé Ricardo (Caíque Gonçalves) e Chay (Jean Carlos); Erick, Guilherme Bissoli e Janderson (Pedrinho). Técnico: Guto Ferreira
Vila Nova
Denis Júnior; Léo Duarte, Rafael Donato, Eduardo Doma (Marcondes) e Rodrigo; Ralf, Lourenço (Igor Henrique) e Souza; Everton (Ronald), Guilherme Parede (Marlone) e Neto Pessoa (Henrique Almeida). Técnico: Claudinei Oliveira
Gol
Luiz Otávio (45min2ºT) para o Ceará
Cartões Amarelos
Erick, Zé Ricardo, Willian Maranhão, Caíque Gonçalves, David Ricardo (Ceará); Neto Pessoa, Everton, Eduardo Doma, Rodrigo, Igor Henrique (Vila Nova)
Público: 20.898 pagantes
Renda: R$ 222.776,00
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data e horário: 19 de julho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho-RJ e Thiago Rosa de Oliveira-RJ
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto-SP