Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Atacante do Ceará suspenso por suposto doping tem julgamento marcado

Cléber não pode treinar no clube desde dezembro de 2022; ele nega ter usado substância proibida propositalmente

Cléber em ação pelo Ceará no Campeonato Brasileiro de 2022

Na próxima segunda-feira (10), o atacante Cléber, do Ceará, será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. O jogador está suspenso provisoriamente desde dezembro de 2022 após exame feito após jogo do Campeonato Brasileiro da Série A contra o Juventude, em novembro, ter dado positivo para substância proibida.

O tamoxifeno é utilizado comumente no tratamento do câncer de mama, mas é proibido pela Wada (Agência Mundial Antidoping) porque favorece o desenvolvimento da musculatura, dando força física a atletas de maneira desproporcional.

Cléber, 26 anos, sempre negou ter ingerido a substância de maneira proposital.

“Esclareço que nunca fiz uso intencional de qualquer substância proibida e jamais atuaria com o objetivo de buscar uma vantagem indevida. Eu dedico minha vida ao esporte e respeito muito o jogo justo e limpo. Por isso, optei, de boa-fé e de modo a colaborar com as autoridades, por aceitar uma suspensão preventiva, até que tenhamos maiores informações sobre o ocorrido”, disse Cléber no fim do ano passado.

O Ceará suspendeu o contrato do atacante, que devido à suspensão não pode nem treinar nas dependências do clube. O jogador contratou um escritório de advocacia para tratar do caso, e o departamento jurídico do Vovô acompanha.

Há expectativa de que o período em que ele já esteve suspenso, seis meses, seja abatido de uma eventual pena. Na época em que foi suspenso, Cléber interessava ao São Paulo.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.