A diretoria do Ceará negocia os últimos detalhes para anunciar Guto Ferreira como novo treinador, após demitir na noite de quarta-feira (28) Eduardo Barroca. O tempo de contrato está em debate, mas deve ser fechado até dezembro de 2023, ou seja, até o fim do Campeonato Brasileiro da Série B. Uma cláusula ‘gatilho’ de renovação automática em caso de acesso à Série A pode ser incluída.
Guto Ferreira, após assinar o contrato, será o nono treinador do clube desde fevereiro de 2020, quando Enderson Moreira retornou ao clube alguns meses após sair. O próprio Guto entra nessa lista, já que dirigiu o time entre março de 2020 (após Enderson ir para o Cruzeiro) e agosto de 2021, com um título da Copa do Nordeste.
Como comparativo, o Fortaleza, principal rival do Ceará, teve quatro treinadores no mesmo período. O atual, o argentino Juan Pablo Vojvoda, completou dois anos no comando da equipe.
Na lista há Dorival Júnior, que fazia um bom trabalho e pediu demissão para assumir o Flamengo, e novatos na profissão, como o argentino Lucho González, 42 anos, que só treinou o Ceará até hoje.
Novo (velho) comandante
Guto Ferreira vai retornar ao Ceará em um momento conturbado, com o time apenas na 9ª colocação da Série B, após 14 rodadas, e a sete pontos do G4, o grupo de quatro times que subirá para a elite ao fim da competição.
Seu nome agrada à cúpula do clube por alguns motivos: conhece estrutura do clube, funcionários e parte do elenco, tem perfil agregador (alguns jogadores andaram fazendo reclamações via redes sociais) e conhece bem a Série B, onde já teve acessos com Bahia, Inter e Sport.
Guto passou pelo Ceará entre 2020 e 2021, com bom trabalho. Foi campeão da edição 2020 da Copa do Nordeste, e vice em 2021. No Brasileirão-2020 levou o clube à 11 ª colocação, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. Ele foi demitido em agosto de 2021, após campanha irregular na Série A daquele ano.
O técnico Eduardo Barroca foi demitido do Ceará após o empate por 0 a 0 contra o Avaí, na noite desta quarta-feira (28), na Arena Castelão, em Fortaleza. Ele foi contratado em 24 de abril, e fez 13 jogos, com seis vitórias, três empates e quatro derrotas.
Curiosamente, a queda ocorreu em confronto contra quem Barroca substituiu no Ceará, Gustavo Morínigo, hoje treinador do Avaí. A direção do Vozão demitiu o paraguaio em 24 de abril, em meio à final da Copa do Nordeste, após um inicio muito ruim na Série B, e com o discurso de que queria um melhor desempenho da equipe, que deveria propor o jogo na segunda divisão, algo que não estava ocorrendo.
Veja a lista de treinadores do Ceará desde 2020:
Enderson Moreira (2020)
Guto Ferreira (2020/2021)
Tiago Nunes (2020/2021)
Dorival Júnior (2022/2022)
Marquinhos Santos (2022/2022)
Lucho González (2022/2022)
Gustavo Morínigo (2023/2023)
Eduardo Barroca (2023/2023)