A diretoria do Ceará confirmou na tarde desta quinta-feira (29) a contratação de Guto Ferreira como o novo treinador da equipe, substituindo Eduardo Barroca demitido na quarta-feira (28). Ele fechou um contrato até o fim da temporada 2023, ou seja, até o término do Campeonato Brasileiro da Série B.
“Estou muito feliz. Pelo trabalho realizado na primeira passagem, pela identificação com o torcedor. Dessa vez, vou ter o torcedor comigo no estádio. Na primeira passagem isso me marcou, pois nunca tive a presença do torcedor comigo, por causa da pandemia [de Covid-19]. Sempre que joguei contra sonhei em ter essa torcida a meu favor, e pela primeira vez terei essa experiência”, disse Guto Ferreira. Em sua primeira passagem, entre 2020 e 2021, os estádios estavam fechados para os torcedores por causa da pandemia.
O técnico será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (30) e com ele chegam o auxiliar André Luís e o preparador físico Valdir Júnior, o Juninho.
Guto Ferreira vai retornar ao Ceará em um momento conturbado, com o time apenas na 9ª colocação da Série B, após 14 rodadas, e a sete pontos do G4, o grupo de quatro times que subirá para a elite ao fim da competição. Seu primeiro compromisso será no domingo, contra o Sport, no Recife, pela 15ª rodada da Segunda Divisão. O jogo terá início às 18h (de Brasília).
"É um momento de paciência e, principalmente, de união. O nosso torcedor sabe como fazer a diferença e quando ele faz a nosso favor é muito difícil o adversário suportar. Nós temos que fazer da Arena Vozão [Castelão], além da nossa casa, a arma para nos levar às vitórias que nos conduzirão ao lugar que nunca deveríamos ter saído. O momento é de união e recuperação do Ceará", afirmou o treinador.
Nova oportunidade
Seu nome agrada à cúpula do clube por alguns motivos: conhece estrutura do clube, funcionários e parte do elenco, tem perfil agregador (alguns jogadores andaram fazendo reclamações via redes sociais) e conhece bem a Série B, onde já teve acessos com Bahia, Inter e Sport.
Guto passou pelo Ceará entre 2020 e 2021, com bom trabalho. Foi campeão da edição 2020 da Copa do Nordeste, e vice em 2021. No Brasileirão-2020 levou o clube à 11 ª colocação, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. Ele foi demitido em agosto de 2021, após campanha irregular na Série A daquele ano.
O técnico Eduardo Barroca foi demitido do Ceará após o empate por 0 a 0 contra o Avaí, na noite desta quarta-feira (28), na Arena Castelão, em Fortaleza. Ele foi contratado em 24 de abril, e fez 13 jogos, com seis vitórias, três empates e quatro derrotas.
Curiosamente, a queda ocorreu em confronto contra quem Barroca substituiu no Ceará, Gustavo Morínigo, hoje treinador do Avaí. A direção do Vozão demitiu o paraguaio em 24 de abril, em meio à final da Copa do Nordeste, após um inicio muito ruim na Série B, e com o discurso de que queria um melhor desempenho da equipe, que deveria propor o jogo na segunda divisão, algo que não estava ocorrendo.