Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará tenta se aproximar do G4 e afastar crise contra o Avaí pela Série B

Confronto nesta quarta (28) marca reencontro com ex-técnico Gustavo Morínigo; atual comandante, Eduardo Barroca está pressionado

Goleiro Bruno Ferreira será novamente titular no gol do Ceará nesta quarta, contra o Avaí

Pressionado por atuações ruins, o técnico Eduardo Barroca deve promover mudanças no Ceará que entrará em campo nesta quarta-feira (28) na Arena Castelão, em Fortaleza, para enfrentar o Avaí pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo começa às 19h (de Brasília).

Se o Vozão não vencer, a situação de Barroca pode ficar insustentável e a saída do treinador não está descartada. Em sétimo na classificação, com 20 pontos, ao início da rodada, o Ceará está a cinco pontos do Vitória, o quarto e último representante do G4, grupo de times que ao final do campeonato subirá para a Série A.

“A gente conversa bastante entre nós, que quando entrarmos [no G4] não vamos sair mais. Temos uma excelente equipe, um time gigante para isso. É muito importante estar no grupo de cima, independentemente de não estar no G4, mas não pode desgarrar daquele grupo. É muito difícil a Série B”, disse o goleiro Bruno Ferreira.

As principais alterações devem ocorrer no meio de campo: Zé Ricardo, volante ex-América que se recuperou de uma cirurgia, pode ocupar a vaga de Willian Maranhão. Guilherme Castilho também pode ser opção para voltar aos titulares, talvez na vaga de Jean Carlos.

Vitor Gabriel, que não tem atuado bem, pode retornar à reserva, para Nicolas ganhar nova oportunidade. O goleiro Richard e o zagueiro Luiz Otávio continuam no departamento médico.

O provável Ceará para a partida tem Bruno Ferreira; Caíque Gonçalves; Tiago Pagnussat, Gabriel Lacerda e David Ricardo; Richardson, Zé Ricardo (Willian Maranhão), Chay e Guilherme Castilho (Jean Carlos); Erick e Nicolas (Vitor Gabriel).

Contra o ex-comandante

Havia expectativa de um desempenho melhor do Ceará no empate por 1 a 1 contra o Sampaio Corrêa, no domingo (25), após duas semanas de treinamentos, possível com a parada da competição por causa da Data-Fifa, o que não ocorreu. Por isso Barroca está ameaçado no cargo.

E, curiosamente, essa queda poderá ocorrer em confronto contra quem Barroca substituiu no Ceará, Gustavo Morínigo, hoje treinador do Avaí. A direção do Vozão demitiu o paraguaio em 24 de abril, em meio à final da Copa do Nordeste, após um inicio muito ruim na Série B, e com o discurso de que queria um melhor desempenho da equipe, que deveria propor o jogo na segunda divisão, algo que não estava ocorrendo. A demissão de Morínigo pegou de surpresa o elenco e parte da direção do clube.

O paraguaio, que esteve ausente no banco de reservas na última partida do Avaí (0 a 0 contra o Londrina), porque estava suspenso, voltará na Arena Castelão e reencontrará seus ex-torcedores.

O volante Eduardo está suspenso e não jogará, como o atacante Dentinho (não é aquele, ex-Corinthians, que esteve no Ceará em 2022), que está gripado e ficará fora.

O Avaí deve entrar em campo com Alexander; Thales Oleques, Roberto, Felipe Silva e Natanael; Jean Cleber, Giva e Rafael Gava; Igor Dutra, Waguininho e Ricardo Bueno.

O jogo terá transmissão ao vivo pelo SporTV (TV fechada) e pelo Premiere (Pay-Per-View).

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.