Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Melhor visitante, Ceará pega o Sampaio Corrêa para manter G4 perto na Série B

Equipe de Eduardo Barroca venceu quatro dos seis jogos que fez na estrada; em São Luís, foco é se aproximar dos líderes

Técnico do Ceará, Eduardo Barroca, que comanda um dos times com melhor campanha como visitante na Série B

O Ceará venceu mais jogos como visitante do que como mandante na edição 2023 do Campeonato Brasileiro da Série B. Se precisa melhorar o desempenho na Arena Castelão, em Fortaleza, o time comandado por Eduardo Barroca tentará neste domingo (25), em São Luís, manter a boa fase como forasteiro frente ao Sampaio Corrêa - jogo começa às 15h30 (de Brasília) e será válido pela 13ª rodada.

O foco é não deixar desgarrar os times mais à frente, que estão no G4, grupo que ao final da competição subirá para a Série A. No início da rodada, o Ceará era o sétimo colocado, com 19 pontos, enquanto o quarto colocado era o Vila Nova, com 24, cinco à frente, portanto.

O Ceará fez seis jogos até agora como visitante na Segundona e venceu quatro, empatou um e perdeu outro - o tropeço foi na estreia na competição, 2 a 0 para o Ituano, em 14 de abril. São 13 pontos, e melhor campanha na estrada junto com Novorizontino e Vitória.

Já em casa a situação é oposta. São também seis confrontos, com só duas vitórias e quatro derrotas entre partidas disputadas no estádio Presidente Vargas, no início da competição quando o o clube cumpria pena de atuar com portões fechados, e na Arena Castelão. Com seis pontos, o Ceará é o 16º em campanha como mandante na Série B deste ano.

Os insucessos em casa explicam a distância para os líderes da competição. “Temos que ter equilíbrio nessas pontuações, mantendo o foco em casa e fora”, disse o técnico Eduardo Barroca.

Para a partida em São Luís, ele não terá o meia Caíque Gonçalves, que vem jogando improvisado na lateral direita, por causa de suspensão por cartões amarelos. Warley e Michel Macedo, este recuperado de lesão, são as opções. Recém-contratado por empréstimo do São Paulo, o colombiano Orejuela, jogador da posição, ainda não está inscrito na CBF.

O goleiro Richard, os laterais Danilo Barcelos e Willian Formiga e o zagueiro Luiz Otávio, machucados, não viajaram para o Maranhão.

O provável Ceará, que teve mais de duas semanas para treinar com o campeonato parado por causa da Data-Fifa, tem Bruno Ferreira; Warley (Michel Macedo), Tiago Pagnussat, Gabriel Lacerda e David Ricardo; Richardson, Willian Maranhão (Zé Ricardo), Chay e Jean Carlos; Erick e Vitor Gabriel (Nicolas).

No Sampaio Corrêa, que tem 15 pontos na tabela e está próximo do Z4, o técnico Márcio Fernandes deve escalar Luiz Daniel; Matheus Pivô, Gustavo Henrique, Gabriel Furtado e Vitinho; Jhony Douglas, Maurício, Neto Paraíba e Marcinho; Ytalo e Pimentinha.

O jogo terá transmissão da TV Bandeirantes (aberta) e do Premiere (pay-per-view).

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.