Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará anuncia Eduardo Barroca como novo treinador

Clube cearense comunicou saída de Gustavo Morínigo nesta segunda e pouco depois já se acertou com o substituto

Eduardo Barroca subiu com o Bahia em 2022 e estava sem clube desde o fim da temporada passada

O Ceará não demorou em anunciar seu novo treinador. Eduardo Barroca, 41, já estará no clube nesta terça-feira, comandará os treinamentos da semana e estreará no domingo, contra o ABC, em Natal, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

Barroca estava desempregado desde o fim de 2022, quando deixou o Bahia após o fim do contrato. Ele chegou ao clube de Salvador durante a segunda divisão, substituindo Enderson Moreira: foram seis jogos, duas vitórias e quatro empates e o acesso para a Série A garantido.

"É um sentimento de muito orgulho ter a possibilidade de ser treinador de um gigante do futebol brasileiro, principalmente pela torcida que tem e pela representatividade. Eu vou ter um compromisso muito grande de dedicação plena para que o Ceará conquiste seus objetivos nessa temporada”, disse o novo treinador alvinegro”.

Curiosamente, Barroca e Enderson vão se encontrar no dia 3 de maio, no segundo jogo da final da Copa do Nordeste, no Recife: o Ceará tem a vantagem do empate após vencer por 2 a 1 a ida, na semana passada, no Castelão.

Barroca iniciou a carreira no Botafogo e tem dois acesso para a elite do futebol nacional na carreira: além daquele com o Bahia, em 2022, teve com o Atlético-GO em 2019.

Nesta segunda-feira, a diretoria do Ceará surpreendeu ao anunciar a saída de Gustavo Morínigo. Apesar de um início ruim na Série B, com duas derrotas, cinco gols sofridos e nenhum marcado, o time sob o comando do técnico paraguaio foi vice-campeão cearense e eliminou o rival Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste.

Mesmo assim, apurou a Itatiaia, havia críticas internas pelo modelo de jogo adotado por Morínigo, considerado mais reativo. Na avaliação do recém-empossado presidente do Ceará, João Paulo Silva, o time precisa propor o jogo na Série B contra rivais teoricamente mais fracos tecnicamente.

Morínigo foi contratado em novembro, logo depois do descenso, ainda pela gestão anterior de Robinson de Castro, que renunciou em fevereiro após sofrer pressão justamente pelo rebaixamento.

O diretor de futebol do clube, Albeci Júnior, chegou em novembro, pouco antes de Morínigo ser contratado, e foi mantido por João Paulo Silva após ele ser eleito, em 29 de março. Havia também o entendimento de Albeci de que o time poderia render mais e a expectativa é que Barroca arme um time mais ofensivo.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.