Ouvindo...

Times

‘Clássico das Multidões': Santa Cruz e Sport disputam vaga na final do Estadual

Rivais entram em campo neste sábado (9), no Arruda, em Recife (PE), pela semifinal do Pernambucano

Seis anos depois, Santa Cruz e SSport voltam a se enfrentar em um jogo decisivo. Neste sábado (9), às 16h30 (de Brasília), as equipes entram em campo pela partida de ida da semifinal do Campeonato Pernambucano, no estádio do Arruda, em Recife (PE).

O último encontro eliminatório entre os rivais foi em março de 2018, pelas quartas de final do Estadual. À época, o Leão da Ilha levou a melhor: venceu por 3 a 0 na Ilha do Retiro e eliminou o Tricolor. Desde então, as equipes se enfrentaram nove vezes, com duas vitórias corais, quatro rubro-negras e três empates.

O primeiro “Clássico das Multidões” de 2024 foi disputado na Arena de Pernambuco, pela 1ª fase do Pernambucano. Com gols de Fábio Matheus e Gustavo Coutinho, o Sport venceu por 2 a 1. Thiaguinho descontou para o Santa Cruz.

O técnico tricolor, Itamar Schülle, espera um jogo diferente neste sábado. “Claro que são situações diferentes. O adversário também mudou bastante o seu elenco e nós continuamos com o mesmo buscando melhorar no campeonato. Todos nós sabemos a qualidade dos jogadores que o Sport trouxe”, afirmou, em entrevista coletiva concedida nesta sexta (8).

Já o comandante rubro-negro, Mariano Soso, reconhece que é sempre difícil jogar no Arruda. “A dinâmica de jogo vai mudar muito. Principalmente pelo campo. Reconheço a importância desse jogo, mas tentaremos, como sempre, impor condições, interpretando o valor do jogo que tem para nós e para nossa torcida”, avaliou.

Por determinação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), os dois clássicos das semifinais terão torcida única.

Desfalques e dúvidas

Para o confronto contra o Sport, Schülle não terá à disposição o zagueiro Rafael Pereira. O atleta apresentou uma lesão muscular de grau 1 na coxa nesta semana e não se recuperou a tempo do clássico.

Após cumprir o principal objetivo da temporada - se classificar para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 -, o Santinha busca voltar ao topo do Pernambucano, que não conquista desde 2016.

Do lado do Sport, três jogadores são colocados como dúvidas. O zagueiro Rafael Thyere apresentou um quadro de lombalgia; o volante Fabio está com uma tendinopatia no quadril direito; e o meia-atacante Fabricio Domínguez trata uma lesão na coxa.

A última derrota do Leão da Ilha para o Santa Cruz ocorreu em julho de 2020, por 2 a 1, pelo Estadual. Desde então, são três vitórias rubro-negras e três empates.

Santa Cruz x Sport

Santa Cruz

Willian; Toty, Paulo Cesar, Ítalo Melo e Juan Tavares; Lucas Siqueira, Caio Mello, Matheus Melo e Thiaguinho; João Diogo e Pedro Bortoluzo. Técnico: Itamar Schülle.

Sport

Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Alan Ruiz e Lucas Lima; Barletta, Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.

Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Pernambucano

Data e horário: 9 de março de 2023 (sábado), às 16h30 (de Brasília)

Local: Estádio do Arruda, no Recife (PE)

Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima

Auxiliares: Clovis Amaral da Silva e Fernando Antonio da Silva Junior

Transmissão

TV: Globo (PE), na TV aberta, e Premiere, na TV fechada

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais