O Santos venceu em sua estreia oficial no Campeonato Paulista de 2025. Nesta quinta-feira (16), o Peixe recebeu o Mirassol na Vila Viva Sorte e saiu vencedor por 2 a 1, com dois gols do atacante Guilherme. Iury Castilho descontou para o Mirassol.
Foi a primeira aparição pública da equipe santista sob o comando do técnico Pedro Caixinha. E ao menos no primeiro tempo, o Peixe mostrou muito das características buscadas pelo treinador português. O coletivo santista foi insinuante e mereceu construir a vantagem feita nos 45 iniciais.
Pelo lado do Mirassol, apesar do revés, também há motivos para se elogiar. O time do estreante Eduardo Barroca mostrou bastante volume e criou várias chances de gol, parando em uma noite bastante inspirada do goleiro Gabriel Brazão.
O Santos volta a campo neste domingo (19), às 20h30 (de Brasília), para enfrentar a Ponte Preta em Campinas. Neste mesmo dia, o Mirassol recebe o Água Santa.
Novos times
Após garantirem a vaga na Série A de 2025, Santos e Mirassol buscaram melhorar os respectivos elencos de olho na elite nacional. E a primeira amostragem das novidades foi justamente nesta estreia de Campeonato Paulista.
Pelo lado do Peixe, além do técnico Pedro Caixinha, as principais novidades foram os atacantes Soteldo e Lucas Braga, que retornaram dos respectivos empréstimos. No Leão, Eduardo Barroca esteve no banco de reservas pela primeira vez. Além dele, os seguintes reforços: Jemmes, Roni, Guilherme Pato e Matheus Davó.
Brazão brilha e evita “Puskás”
A grande estrela do Santos na partida foi o goleiro Gabriel Brazão, que impediu em diversas oportunidades que o Peixe saísse atrás no placar. Foram ao menos três defesas impressionantes, uma delas impedindo o que seria um gol memorável do Mirassol.
Do meio-campo, Iury Castilho arriscou chute por cobertura e conseguiu fazer a bola seguir a trajetória do gol. Esperto na jogada, Gabriel Brazão recuou rapidamente e defendeu a tentativa da equipe do interior.
Artilheiro volta à cena
Principal goleador do Santos na temporada 2024, o atacante Guilherme repetiu sua principal característica na reta final do primeiro tempo. Foi dele o primeiro gol do Peixe na partida e no ano de 2025.
O camisa 11 recebeu pelo lado esquerdo um belo passe de Soteldo, que já havia deixado dois marcadores para trás. Guilherme teve tempo para conduzir, equilibrar o corpo e bater no contrapé do goleiro Alex Muralha, que apostou no canto errado.
Estreantes em campo
No começo do segundo tempo, o técnico Pedro Caixinha promoveu as estreias de dois dos reforços do Santos para a temporada. Do banco de reservas, o treinador português chamou Thaciano e Léo Godoy para a partida.
O lateral argentino entrou na vaga de Soteldo e atuou como um ponta-direita, fazendo uma dobradinha com JP Chermont. Thaciano, que substituiu Lucas Braga, jogou como um segundo atacante, atrás do centroavante Wendel Silva.
Pelo lado do Mirassol, Eduardo Barroca chamou Reinaldo e Clayson à mesma altura do jogo.
Novo cobrador?
Uma das principais jogadas do Santos em 2024 partia das faltas diretas cobradas pelo meia Rómulo Otero. E como o venezuelano não está mais no Santos, a reponsabilidade recaiu sobre o atacante Guilherme.
Em sua primeira oportunidade de mostrar a qualidade de suas faltas nesta temporada, o camisa 11 do Peixe mostrou que está apto para ser o cobrador oficial. Com categoria, ele bateu da intermediária e acertou o ângulo de Alex Muralha, que nada pôde fazer.
Gol de honra
Já nos minutos finais, Clayson foi derrubado por JP Chermont e sofreu pênalti. Na cobrança, Iury Castilho finalmente venceu o duelo individual com Gabriel Brazão e descontou para o Leão. Àquela altura, porém, não havia mais tempo para uma reação da equipe.
Santos 2x0 Mirassol
Santos
Gabriel Brazão; JP Chermont, João Basso (Zé Ivaldo), Luan Peres e Escobar (Souza); Tomás Rincón (João Schmidt), Diego Pituca e Soteldo (Léo Godoy); Lucas Braga (Thaciano), Guilherme e Wendel Silva.. Técnico: Pedro Caixinha.
Mirassol
Alex Muralha; Lucas Ramon, Jemmes, João Victor e Zeca (Reinaldo); Neto Moura, Danielzinho e Chico (Clayson); Iury Castilho, Guilherme Pato e Matheus Davó (Roni). Técnico: Eduardo Barroca.
Motivo: primeira rodada do Campeonato Paulista 2025
Data e horário: 16 de janeiro (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Neuza Ines Back e Gustavo Rodrigues de Oliveira
VAR: Ilbert Estevam da Silva
Gols:
Guilherme (48 min 1ºT e 40 min 2ºT), para o Santos
Cartões amarelos:
Neto Moura e Danielzinho, do Mirassol
Luan Peres, do Santos
Cartões vermelhos:
Público: 10.379
Renda: R$ 469.972,50