Pelo sétimo ano consecutivo, Flamengo ou Fluminense levantarão a taça do Campeonato Carioca neste domingo (16). A bola rola às 16h (de Brasília) no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e a vantagem está do lado rubro-negro, que venceu o Tricolor no primeiro clássico, na última quarta (16).
O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real da finalíssima do Campeonato Carioca.
A situação do confronto
Ao vencer por 2 a 1 na ida, na última quarta (12), o Flamengo terá a vantagem de jogar por um empate neste domingo (16) para ser campeão.
O Fluminense precisa vencer por um gol de diferença (1 a 0, 2 a 1...) para levar a decisão para os pênaltis. Uma vitória mais elástica garante o título.
Rivalidade à flor da pele
A disputa pelo título e o histórico de confrontos decisivos já seriam suficientes para esquentar o Fla-Flu deste domingo (16), mas os recentes encontros entre os times acirram o clima do clássico.
Já foram três encontros entre os times de Mano Menezes e Filipe Luís desde setembro, com uma vitória para cada lado e um empate.
Com provocações, faltas duras e princípio de confusão após o apito final, na quarta (12), o encontro entre as equipes promete, mais uma vez, ser quente no Maracanã.
Filipe Luís deve repetir a formação
O Flamengo deve entrar em campo com os mesmos 11 titulares do Fla-Flu da última quarta (12). Assim, Filipe Luís aposta na força do meio de campo com Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta.
No ataque, Luiz Araújo e Gonzalo Plata são os cotados para formarem a dupla titular mais uma vez. Juninho, que entrou bem na etapa final do primeiro jogo, é uma das opções para o técnico.
Mano terá dois desfalques
Mano Menezes terá um importante desfalque para o duelo: Gabriel Fuentes. O colombiano sentiu no último clássico e teve detectada uma lesão muscular no grupo anterior da coxa esquerda. Ele está fora da decisão. Com isso, Renê é que deve começar o duelo.
A ideia do treinador era iniciar a finalíssima com Juan Freytes entre os titulares formando dupla com Thiago Silva, devido ao estilo de jogo do lateral reserva, mas ele foi expulso no final da partida e terá que cumprir suspensão automática.
Autor do gol de honra tricolor, Keno é outra opção para Mano Menezes para começar o duelo. O camisa 11 disputa vaga com Kevin Serna.
Hegemonia do Fla-Flu no Carioca
Em busca do 39º título estadual, o Flamengo disputa a final do Carioca pelo sétimo ano consecutivo. Das últimas seis edições, o Rubro-Negro conquistou a taça em 2019, 2020, 2021 e 2024.
O Fluminense foi o rival em quatro dessas seis finais. Em 2022 e 2023, o Tricolor bateu o Flamengo nas decisões. Com 33 títulos do Carioca, o clube é o segundo maior campeão estadual.
Na história, são 13 finais de Carioca entre Fluminense e Flamengo. O Tricolor leva vantagem sobre o rival rubro-negro. Confira o retrospecto completo clicando aqui.
Flamengo x Fluminense
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo e Gonzalo Plata. Técnico: Filipe Luís.
Fluminense
Fábio; Guga, Thiago Silva, Ignácio e Renê; Otávio, Martinelli e Arias; Keno (Serna), Canobbio e Cano. Técnico: Mano Menezes.
Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Carioca
Data e horário: 16 de março de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Daniel de Oliveira Alves Pereira
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga
Transmissão: Globo, Band, GOAT, SporTV, Premiere e Tempo Real da Itatiaia Esportes