Ouvindo...

Flamengo domina o Fluminense e sai na frente na semifinal do Carioca

Rubro-Negro é melhor em quase toda a partida e fica próximo da quinta decisão seguida do Estadual após vitória por 2 a 0; Flu precisa vencer por três gols para passar

Everton Cebolinha marcou na vitória do Flamengo sobre o Fluminense

O Flamengo deu um importante passo para a final do Campeonato Carioca. Dominante na maior parte do tempo, o Rubro-Negro venceu o Fluminense por 2 a 0, neste sábado (9), no Maracanã, pela primeira partida da semifinal do Estadual.

Leia também

Os gols do Flamengo foram marcados por Everton Cebolinha e Pedro, um em cada tempo. O Fla agora pode perder pela mesma diferença de gols que está na decisão. A volta é no próximo sábado (16), às 21h (de Brasília).

Imbatível

O Flamengo chegou ao 12º jogo neste Campeonato Carioca sem ser derrotado. Além disso, com a equipe principal, o Fla sequer sofreu gols sob o comando de Tite em 2024.

A única vez que a defesa rubro-negra foi vazada, foi no duelo contra o Nova Iguaçu, ainda com o time alternativo, no empate por 1 a 1, pela segunda rodada do torneio. São dez jogos sem sofrer gols.

Calvário de Fernando Diniz

A nova derrota para o Flamengo aumentou ainda mais o jejum de Fernando Diniz em clássicos. O treinador e o Tricolor chegaram a marca de 12 duelos contra os arquirrivais sem vitórias.

A última aconteceu em 9 de abril do ano passado, contra o próprio Flamengo, no triunfo por 4 a 1 na decisão do Carioca. Neste sábado, completam-se 11 meses sem vitórias em clássicos.

Desentendimento

No fim do clássico, o presidente Mário Bittencourt se desentendeu com torcedores do Flamengo.

Flamengo dominante

O primeiro tempo foi todo do Flamengo. O Fluminense ficou acuado do início ao fim dos 45 minutos iniciais, apostando em contra-ataques. Sem André, Fernando Diniz optou por Renato Augusto entre os titulares.

A escolha do técnico tricolor custou caro. O Fluminense ficou frágil na marcação, contra um meio de campo extremamente talentoso do Flamengo. Além da marcação alta, o Fla abusou na troca de passes.

Em qualquer paralisação, Fernando Diniz precisava chamar seus comandados para novas instruções. Em todo o primeiro tempo, apenas uma finalização do Flu contra dez do Fla.

O inevitável gol do Flamengo

O Fluminense partiria para o segundo tempo com um ótimo empate sem gols. Mas de tanto o Rubro-Negro pressionar, no último lance da priimeira etapa, bola na rede.

Depois de cruzamento de Pulgar, Everton Cebolinha subiu no meio de Guga e Arias para mandar de cabeça para o fundo do gol. Placar aberto no Maracanã e de forma mais do que merecida. Foi um passeio do Fla no primeiro tempo.

Fluminense melhora

Com apenas uma mudança na equipe, a entrada de Marcelo no lugar de Diogo Barbosa, o Fluminense voltou mais acordado e criou em poucos minutos mais do que em todo o primeiro tempo.

Mesmo sem levar perigo, o Tricolor entrou no jogo e começou a tentar abafar o Flamengo, que seguia mais perigoso. Por lesão, Ganso deixou o campo para a entrada de Lima. Mais leve, o Flu começou a buscar o empate.

VAR acionado e cartão vermelho

Só que o bom momento do Fluminense foi parado por um lance totalmente desproporcional de Thiago Santos. De forma violenta, ele acertou um carrinho em Cebolinha e o Yuri Elino deu apenas cartão amarelo.

O VAR recomendou uma revisão e o árbitro ficou poucos segundos para mudar sua opinião: cartão vermelho e o Flamengo com um a mais.

Pedro artilheiro

O segundo gol do Flamengo foi merecido e coroou uma atuação muito superior à do Fluminense. Coube a Pedro, que recebeu bola de Arrascaeta, para ampliar e dar tranquilidade ao Rubro-Negro. Ele é o artilheiro do Carioca com nove gols.

Para o Fluminense avançar, é preciso vencer por três gols de diferença. Em caso de empate ou vitória por até dois gols do Tricolor, a vaga é do Flamengo por ter melhor campanha. Missao muito difícil.

Ficou barato para o Flu

A vantagem de dois gols do Flamengo acabou ficando de bom tamanho para o Fluminense. Por tudo que foi apresentado no Maracanã, o Rubro-Negro poderia ter liquidado a fatura ainda na primeira partida. A vaga ficou próxima, mas poderia ter sido muito pior para o Fluminense.

Semana de descanso

As duas equipes terão uma semana livre para treinos antes do decisivo jogo pela semifinal do Campeonato Carioca. Flamengo e Fluminense, agora ocm mando do Rubro-Negro, voltam se encontrar no final de semana.

No sábado (16), também às 21h (de Brasília), no mesmo Maracanã, eles decidem quem vai para a grande decisão contra Vasco ou Nova Iguaçu.

Fluminense 0x2 Flamengo

Fluminense

Fábio; Guga, Felipe Melo (Antônio Carlos), Thiago Santos e Diogo Barbosa (Marcelo); Martinelli, Renato Augusto (Manoel) e Ganso (Lima); Keno (Lelê), Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Flamengo

Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matías Viña); Pulgar (Igor Jesus), Nico de La Cruz e Arrascaeta; Everton Cebolinha (Victor Hugo), Luiz Araújo (Bruno Henrique) e Pedro. Técnico: Tite.

Gols: Everton Cebolinha (aos 46min do primeiro tempo) e Pedro (aos 45min do segundo tempo) para o Flamengo
Cartão amarelo: Guga, Martinelli, Felipe Melo (FLU); De la Cruz (FLA)
Cartão vermelho: Thiago Santos, aos 19 minutos do segundo tempo, do Fluminense
Motivo: Primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Renda e público: R$ 3.013.756,50 \52.169 presentes
Data e hora: 9 de março de 2024, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Lilian da Silva Fernandes
Arbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhães

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.