Os quatro times rebaixados na
As equipes fizeram campanhas ruins e preencheram as quatro vagas definitivas do Z4 com uma rodada de antecedência.
Guarani e Brusque já estavam rebaixados. Ponte e Ituano se juntaram ao grupo neste domingo (17), após as vitórias de CRB e Chapecoense sobre Santos e Coritiba, respectivamente.
Ponte Preta
Será a segunda participação da Macaca na Terceira Divisão. A primeira foi em 1990.
A equipe campineira viveu um ano delicado e está na 17ª posição da Série B, com 38 pontos. Foram 10 empates, oito vitórias e 19 derrotas em 37 rodadas.
O último jogo da Ponte na Série B será no próximo domingo (24), às 18h30 (de Brasília), contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.
Ituano
O Galo de Itu chegou ao segundo rebaixamento na temporada, já que também caiu no Campeonato Paulista.
Na Série B, o time tem 37 pontos na 18ª colocação, com 11 vitórias, quatro empates e 22 derrotas. A despedida do Ituano na competição será no próximo domingo (24), às 18h30 (de Brasília), contra o Amazonas, no Novelli Júnior, em Itu.
Brusque
Promovido em 2023, Brusque retornará à Série C com apenas um ano na Segunda Divisão.
Diferentemente de outras edições, o time catarinense não conseguiu competir na Série B e tem apenas 36 pontos. São oito vitórias, 12 empates e 17 derrotas para o vice-lanterna.
A despedida do Quadricolor será contra o América, no Independência, no próximo domingo (24), às 18h30 (de Brasília).
Guarani
Único time do interior campeão da Série A do Brasileiro na história, o Bugre viveu uma Série B para se esquecer. A equipe alviverde tem apenas 32 pontos - oito vitórias, oito empates e 21 derrotas - e não possui chances de deixar a lanterna.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte