Ouvindo...

Ceará goleia o Botafogo-SP com show de Saulo Mineiro e entra no G4 da Série B

Atacante marca três vezes, equipe cearense alcança Sport em pontos, mas ganha em critério de desempate; Vozão encara agora o América

O Ceará entrou no G4 da Série B do Brasileiro a duas rodadas do fim ao golear o Botafogo-SP por 4 a 1, na noite desta terça-feira (12). A vitória no estádio Santos Cruz, em Ribeirão Preto, pela 36ª rodada, levou o Vozão aos 60 pontos, igualando o Sport, mas ganhando no desempate pelo número de vitórias (18 a 17).

A noite foi de Saulo Mineiro, atacante que fez três gols e deu uma assistência para Erick Pulga marcar. Agora, o Ceará enfrenta o América, na próxima segunda-feira (18), às 21h45 (de Brasília), na Arena Castelão, e o rebaixado Guarani, na última rodada, dia 24 de novembro, em Campinas.

O clube depende apenas de si para voltar à elite do futebol brasileiro após dois anos. Se ganhar os dois jogos, garante o acesso.

O Coelho, que bateu o Ituano por 3 a 2, também nesta terça, ainda sonha com um milagre para subir. Precisa ganhar do Ceará e Brusque e secar os cearenses, o Sport, o Operário e o Vila Nova.

O Botafogo-SP continua com risco de rebaixamento, apesar de a situação não ser desesperadora. O time do interior paulista está na 14ª colocação, com 42 pontos, quatro acima do Z4. Na próxima rodada o rival será o Avaí, no estádio Santa Cruz, na segunda-feira (18), às 21h (de Brasília).

Show de Saulo Mineiro

O atacante de 27 anos foi o destaque de uma partida que começou equilibrada. O Botafogo teve bola no travessão, e levou perigo ao Ceará até a reta final do primeiro tempo. Foi quando Saulo Mineiro começou seu show. Primeiro ele sofreu pênalti de Schappo, que curiosamente pertence ao rival do Ceará, o Fortaleza.

Saulo mesmo cobrou e marcou. Foi sua quinta cobrança de pênalti na Série B e o quinto gol. Com um minuto do segundo tempo, Gustavo Bochecha aproveitou sobra dentro da área e empatou, no que parecia que transformaria em drama a partida para o Ceará, que precisava ganhar.

Mas isso não aconteceu. Em uma arrancada, com ginga e conclusão perfeita, Saulo Mineiro fez o segundo gol, aos cinco minutos, e dois minutos depois ele cruzou para Erick Pulga marcar o terceiro. Foi o 13º gol do atacante, artilheiro da Série B até este momento.

E não parou por aí. Aos 20 minutos, nova arrancada e conclusão eficiente de novo dele, Saulo Mineiro, fechando a goleada que deixou o Ceará mais perto do acesso.

Botafogo-SP 1 x 4 Ceará

Botafogo

Victor Souza; Ericson, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Emerson Ramon (Alex Sandro), Sabit (Bruno Marques), Gustavo Bochecha e Patrick Brey (Toró); Douglas Baggio (Jean Victor), Alexandre Jesus (João Costa) e Victor Andrade. Técnico: Márcio Zanardi.

Ceará

Bruno Ferreira; Rafael Ramos (Raí Ramos), João Pedro (Ramon Menezes), David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson (Andrey), De Lucca e Lucas Mugni; Erick Pulga (Tallison), Aylon (Lucas Rian) e Saulo Mineiro. Técnico: Léo Condé.

Gols
Gustavo Bochecha (1min2ºT) para o Botafogo
Saulo Mineiro (37min1ºT), de pênalti, (5min2ºT) e (20min2ºT), Erick Pulga (7min2ºT) para o Ceará

Cartões Amarelos
Lucas Mugni (Ceará); Bernardo Schappo (Botafogo)

Motivo: 36ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 12 de novembro de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Auxiliares: Douglas Pagung (ES) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais