O América segue vivo na luta por uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. Nesta terça-feira (12), o Coelho venceu o Ituano de virada por 3 a 2 no Independência, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada da Série B. Nicolas, Lucão e Fabinho marcaram para o Coelho, enquanto Ricardo Silva (contra) e Bruno Xavier balançaram a rede pelo Marechal de Ferro.
Com o resultado, a equipe americana vai a 55 pontos, mas segue em 9º na tabela. Ainda é preciso vencer os dois últimos jogos e torcer por tropeços de Vila Nova, Operário, Goiás, Ceará e Sport para ter chances de acesso. O Ituano, por sua vez, fica com 34 pontos, em 18º lugar, e está desesperado na luta contra o rebaixamento. O time paulista também tem que vencer os dois jogos finais e ainda torce contra Ponte Preta e CRB para se manter na Série B.
Reta final da Série B para as equipes
Nas duas últimas rodadas da Série B, ambas as equipes farão um jogo como mandante e outro como visitante. No sábado (16), o Ituano visita Vila Nova, e na segunda (18), o América enfrenta o Ceará fora de casa. Já no dia 24 de novembro, na última rodada da competição, o Marechal de Ferro recebe o Amazonas, enquanto o Coelho joga contra o já rebaixado Brusque em casa.
América começa com domínio, mas quem marca é o Ituano
Grande parte do primeiro tempo no Independência teve domínio americano em campo. O Coelho teve mais posse de bola e criou mais chances, mas quem inaugurou o marcador foi o ituano.
Aos 14 minutos, em cruzamento pela direita, o zagueiro Ricardo Silva tentou se antecipar ao ataque paulista, mas cabeceou contra o próprio gol. Nos dez minutos seguintes, a pressão americana foi ainda maior, mas a finalização era o grande pecado do time mandante.
Gol do América na insistência do ataque
Depois de muito tentar, o América finalmente impôs a superioridade e puniu o Ituano. Já aos 40 minutos da etapa inicial, Nicolas recebeu na entrada da área pela esquerda, driblou a marcação e finalizou com estilo para empatar no Independência. A igualdade no marcador após 45 minutos foi reflexo de uma falha individual americana, já que todas as estatísticas eram favoráveis aos donos da casa.
Ituano volta melhor, mas o Coelho busca a virada
Ao contrário do primeiro tempo, o Ituano começou com bom domínio na segunda etapa e teve minutos de muita pressão sobre o goleiro americano Elias. As substituições no time paulista deixaram o time diferente e mais eficiente, mas quem balançou a rede foi o América.
Aos 15 minutos, Lucão cabeceou forte na área e obrigou Jefferson Paulino a fazer grande defesa. A bola voltou para o zagueiro do Coelho, que “encheu o pé" e deu a vantagem ao América pela primeira vez no jogo.
Vantagem americana dura menos de cinco minutos
O América mal teve tempo de comemorar ou se readequar ao jogo com o novo placar. Isso porque, quatro minutos após virar o jogo, o Coelho sofreu o empate. Yann Rolim acionou Bruno Xavier, que partiu em velocidade e tocou lentamente para superar Elias.
Vitória nos últimos suspiros
A reta final de partida foi de grande emoção no Independência, com trocações francas entre as duas equipes. O gol decisivo, entretanto, saiu apenas nos minutos finais.
Restando menos de cinco minutos para o apito final, Fabinho recebeu próximo da área, passou pelo marcador e chutou no canto. O goleiro Jefferson Paulino aceitou e a bola ainda beliscou a trave antes de morrer no fundo do gol.
América 3x2 Ituano
América
Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Nicolas; Alê (Wallisson), Juninho e Elizari (Moisés); Daniel Jr. (Fabinho), Rodriguinho (Vinicius) e Brenner (Matheus Davó). Técnico: Lisca.
Ituano
Jefferson Paulino; Marcinho, Luiz Gustavo, Guilherme Mariano e Guilherme Lazaroni; Rodrigo, José Aldo e Yann Rolim (Miquéias); Vinícius Paiva (Bruno Xavier), Thonny Anderson (Neto Berola) e Salatiel (Leozinho). Técnico: Chico Elias.
Gols
Ricardo Silva (contra) (14min 1T); Bruno Xavier (19min 2T) do Ituano
Nicolas (40min 1T); Lucão (15min 2T); Fabinho (42min 2T) do América
Cartão Amarelo
Rodrigo; Yann Rolim; Luiz Gustavo; Bruno Xavier (Ituano)
Motivo: 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
Data e horário: terça-feira, 12 de novembro de 2024, às 19h (de Brasília);
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS);
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB);
Árbitro de vídeo - VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA) (ES)