O clássico foi disputado na Arena Barueri porque o Allianz Parque está reservado para shows da banda System of a Down neste final de semana.
O Verdão retomou a liderança do torneio, que pertencia ao Flamengo, e o Tricolor está a dois pontos de distância da zona do rebaixamento, com apenas uma vitória na competição. O time de Luis Zubeldía perdeu uma invencibilidade de 12 jogos.
O Palmeiras volta a jogar na quinta-feira (15), contra o Bolívar-BOL, no Allianz Parque. O São Paulo enfrenta o Libertad-PAR na quarta (14). Ambas as partidas valem pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
Palmeiras domina, mas São Paulo dificulta
O tom do primeiro tempo teve o Palmeiras abafando a saída de bola do São Paulo e valorizando a posse para buscar abrir o placar. Nos minutos iniciais, a defesa tricolor não se achou, e o Verdão teve espaço para criar. Com ajustes defensivos e entrega tática, a equipe de Luiz Zubeldía cresceu e foi eficiente para travar o ímpeto ofensivo do time de Abel Ferreira, que passou a ter dificuldades para entrar na área adversária.
Técnicos e árbitro se estranham
No primeiro tempo, Zubeldía teve discussões ríspidas com o árbitro Rafael Klein, mas recebeu apenas uma advertência verbal. O auxiliar Maxi Cuberas foi expulso. Na etapa complementar, Abel Ferreira reclamou acintosamente de uma falta em contra-ataque do Verdão. O português recebeu cartão vermelho.
Segundo tempo é marcado pelo equilíbrio
A etapa complementar seguiu a toada do primeiro tempo: domínio palmeirense, mas defesa sólida são-paulina. Em dois erros da defesa do Palmeiras, o São Paulo criou chances claras, sendo que uma delas foi parada em grande defesa de Weverton. Abel Ferreira abusou do banco de reservas e colocou Mauricio, Veiga, Vitor Roque e Felipe Anderson. O time, porém, seguiu com dificuldades para penetrar a “retranca” tricolor, e Paulinho foi quem teve a possibilidade mais real de abrir o placar.
Brilha a estrela de Vitor Roque
Nos últimos minutos dos acréscimos, após jogada de Vitor Roque, Felipe Anderson finalizou dentro da área. O goleiro Rafael fez milagre, mas próprio Vitor Roque concluiu no rebote. Após marcação de impedimento, o VAR revisou e validou o gol do “Tigrinho”.
Palmeiras 1 x 0 São Paulo
Escalação do Palmeiras
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno (Raphael Veiga), Richard Ríos (Lucas Evangelista) e Estêvão (Vitor Rque); Allan (Felipe Anderson), Paulinho (Mauricio) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Escalação do São Paulo
Rafael; Cédric (Lucas Ferreira), Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Wendell (Enzo Díaz); Alisson, Marcos Antônio (Pablo Maia) e Alves (Oscar); Ferreirinha (Luciano) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
Gols
- Vitor Roque (49 minutos/2ºT)
Cartões amarelos
- Piquerez (Palmeiras); Ruan (São Paulo)
Cartões vermelhos: -
- Motivo: 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 11 de maio de 2025 (domingo), às 17h30 (de Brasília)
- Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
- Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Stanislau
- VAR: Ilbert Estevam da Silva