O
O gol foi marcado pelo uruguaio Cristian Olivera na parte final do segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor chegou a oito pontos e alcançou a 12ª colocação — zona classificação à Copa Sul-Americana. Já o Peixe tem quatro e está em 19º lugar.
Grêmio x Santos: como foi o jogo
O confronto começou nervoso e faltoso, principalmente no lado do Santos. Foram dois cartões amarelos com menos de 10 minutos — para Luan Peres e Luisão.
Aos 18, Olivera chegou cara a cara com Brazão, mas perdeu o tempo de bola e chutou para defesa do goleiro. Na sequência, o Peixe se mandou em um contra-ataque perigoso, que terminou num arremate de Deivid Washington por cima da goleira de Volpi.
O Santos começou a gostar mais do jogo a partir da metade do primeiro tempo, mas não conseguia ser efetivo. Uma boa chance veio aos 37, com João Schmidt. A bola desviou em Jemerson e quase enganou Volpi, mas saiu pela linha de fundo ‘tirando tinta’ da trave.
Com 40 minutos, Soteldo cortou o marcador e chutou uma bola que tinha destino certo no fundo da rede gremista. Porém, Wagner Leonardo afastou de cabeça.
No segundo tempo, o Grêmio teve uma oportunidade já no primeiro minuto. Braithwaite cabeceou nas mãos de Brazão, que agarrou firme.
O Santos costruiu uma ótima chance aos 10 minutos, numa tabela de Soteldo e Rollheiser pelo lado esquerdo de ataque. O venezuelano foi derrubado na frente de Volpi, antes de finalizar, e o árbitro mandou seguir.
Ex-Grêmio, Soteldo cobrou uma falta para fora aos 28 minutos da etapa complementar. Cada vez mais o jogo se desenhava para terminar sem gols. Porém, aos 31, a bola pipocou na área santista e sobrou para Cristian Olivera. Livre, o uruguaio ‘fuzilou’ a rede e abriu o placar: 1 a 0 para os gaúchos.
O Santos tentou uma resposta aos 38, com um cabeceio do zagueiro Zé Ivaldo por cima da goleira de Volpi. Mas o resultado se manteve até o fim, sem grandes sustos para o Tricolor.
Grêmio 1 x 0 Santos
Grêmio
Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Cuéllar (Camilo, 24 2ºT), Edenilson (Alysson Edward, intervalo) e Cristaldo (Monsalve, 15 2ºT); Olivera (Viery, 44 2ºT) e Braithwaite (Arezo, 44 2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Santos
Gabriel Brazão; Luisão (JP Chermont, 36 2ºT), Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar (Kevyson, 29 2ºT); Tomás Rincón, João Schmidt (Matheus Xavier, 36 2ºT) e Thaciano; Rollheiser (Gabriel Bontempo, 16 2ºT), Deivid Washington (Tiquinho Soares, 29 2ºT) e Soteldo. Técnico: Cléber Xavier.
- Motivo: sétima rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 04 de maio de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- VAR: Gilberto Rodrigues Júnior (PE)
- Gol:
Olivera (31min 2ºT), do Grêmio - Cartões amarelos:
Igor Serrote (35min 1ºT), Braithwaite (2min 2ºT), Kannemann* (12min 2ºT), Marlon (47min 2ºT), Edenilson (49min 2ºT), do Grêmio
Luan Peres (04min 1ºT), Luisão (09min 1ºT), Tomás Rincón (29 2ºT), do Santos
*Kannemann levou cartão no banco de reservas por reclamação
- Público: 27.085 presentes
- Renda: R$ 1.652.894,00