A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 começará neste sábado (29), com seis partidas. Serão, ao todo 760 jogos até 21 de dezembro para definir o grande campeão nacional, e o grande desejo de qualquer capitão é erguer o troféu do Brasileirão.
Abaixo, a Itatiaia separou os capitães das 20 equipes do Brasileirão. Em alguns casos, a faixa “roda” entre os jogadores, enquanto em outros há um líder pré-definido.
Atlético - Hulk
Hulk, do Atlético
Um dos grandes ídolos da história do Atlético, o atacante Hulk é o capitão que conduz o Galo em busca de mais uma conquista de Brasileirão. O “super-herói alvinegro” está no clube desde 2021, com 235 partidas oficiais, 122 gols e oito títulos. O zagueiro Lyanco é outra liderança atleticana e herda a braçadeira com a ausência do camisa 7.
Bahia - Everton Ribeiro
Everton Ribeiro em campo pelo Bahia contra o Boston River-URU
Grande contratação do Bahia no início do ano passado, o meia Everton Ribeiro se firmou como líder da equipe e é o capitão do Tricolor Baiano. Aos 35 anos, o experiente meio-campista alia a qualidade com a experiência para liderar o Bahia.
Botafogo - Marlon Freitas
No Botafogo desde 2023, o volante Marlon Freitas é um dos pilares do Botafogo e carrega a braçadeira de capitão do Fogão. O jogador tem a responsabilidade de defender o título brasileiro, já que a equipe da Estrela Solitária é a atual campeã brasileira.
Ceará - Marllon
Apesar de pouco tempo de clube, o zagueiro Marllon assumiu a braçadeira de capitão do Vozão. O defensor de 32 anos chegou nesta temporada ao Ceará, depois de atuar por quatro anos no Cuiabá.
Corinthians - Hugo Souza
Hugo Souza do Corinthians, durante partida contra o Palmeiras
Herói do título paulista de 2025, o goleiro Hugo Souza é o capitão do Corinthians apesar de pouca idade e tempo de clube. São somente 50 jogos pelo Timão, mas que foram suficientes ao jogador para ter a braçadeira do Coringão. Ele defende a equipe desde julho de 2024.
Cruzeiro - William
William em ação pelo Cruzeiro durante amistoso contra o RB Bragantino, em mrço de 2025
O Cruzeiro tem algumas lideranças no elenco. Atualmente, o lateral-direito William é o capitão da equipe, muito pela regularidade teve no clube entre 2023 e 2024, apesar de um momento de baixa em 2025.
Os volantes Lucas Silva e Lucas Romero, esses com mais tempo de clube, são outros capitães. Contudo, eles têm sido preteridos pelo técnico português Leonardo Jardim, o que abre espaço para William usar a braçadeira.
Flamengo - Gerson
Gerson e Bruno Henrique são dois dos destaques do Flamengo em 2025
O Flamengo também é outro time com mais de uma liderança clara. O volante Gerson, tido como ídolo pela passagem “mágica” na Gávea entre 2019 e 2021 e pelo retorno em alto nível em 2023, leva consigo a braçadeira.
Contudo, o meia Giorgian De Arrascaeta e o atacante Bruno Henrique, também são outros jogadores que têm liderança no Flamengo para serem capitães. Eles também são atletas que, desde 2019, fazem história no Rubro-Negro Carioca.
Fluminense - Thiago Silva
Fluminense, de Thiago Silva, vai disputa o Super Mundial de Clubes
Ídolo do Fluminense, o zagueiro Thiago Silva é o grande líder da equipe desde que retornou ao clube e ao futebol brasileiro, em 2024. A tarimba internacional do defensor de 40 anos, que já foi capitão da Seleção Brasileira, e o fato de ele ter defendido o Flu no início da carreira também auxiliam na liderança nas Laranjeiras.
Fortaleza - Tinga
O lateral-direito Tinga é o capitão do Fortaleza e soma 376 partidas oficiais pelo Leão do Pici. O jogador é a grande referência da equipe.
Grêmio - Mathías Villasanti
No Grêmio desde 2021, o meio-campista paraguaio Mathias Villasanti é o capitão do Grêmio, apesar de um recente momento de turbulência no Tricolor. O jogador de 28 anos soma 171 partidas oficiais pela equipe gaúcha. O volante Edenilson é uma outra opção.
Internacional - Alan Patrick
Mathías Villasanti e Alan Patrick em jogo do Gauchão de 2025
Também uma liderança técnica do Inter, o meia Alan Patrick é o camisa 10 e capitão do Colorado após construir grande identificação no clube nesta segunda passagem - a primeira foi entre 2013 e 2014, sem o brilho da atual. São, ao todo, 194 jogos pelo time gaúcho.
Juventude - Alan Ruschel
Aos 35 anos, o meio-campista Alan Ruschel está no Juventude desde 2023 e, com a vasta experiência no futebol, é o capitão do Juventude.
Mirassol - Gabriel
Ex-Bahia e Flamengo, o experiente meia Gabriel, de 35 anos, é a liderança do Mirassol, novato no Brasileirão em 2025. A equipe conta ainda com outras figuras tarimbadas, como o goleiro Alex Muralha, o zagueiro David Braz e o atacante Léo Gamalho.
Palmeiras - Raphael Veiga
Raphael Veiga em ação pelo Palmeiras na temporada 2025
O Palmeiras tem a liderança do meia Raphael Veiga, no clube desde 2019 e referência técnica da equipe. Contudo, há também o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, outro líder da equipe e que, quando está em campo, é o capitão palmeirense.
RB Bragantino - Cleiton
O goleiro Cleiton é o capitão do RB Bragantino. No clube desde 2020 após ser vendido pelo Atlético ao Massa Bruta, o jogador soma 274 partidas oficiais no Braga.
Santos - Neymar
Neymar, atacante do Santos
Grande nome do Santos pelo menos até julho, o atacante Neymar, referência da Seleção Brasileira nos últimos 15 anos, é o capitão. Uma alternativa do Alvinegro Praiano que também é líder da equipe é o zagueiro Gil.
Sport - Lucas Lima
Assim como no Inter, no Sport o camisa 10 carrega consigo a faixa de capitão. Trata-se do meia Lucas Lima, com 66 jogos pela equipe que defende desde 2024. O goleiro Caíque França é outra liderança para o time do técnico português Pepa.
São Paulo - Jonathan Calleri
Jonathan Calleri comemora gol pelo São Paulo em 2025
Centroavante que vem marcando época no São Paulo, o argentino Jonathan Calleri é o responsável por carregar a braçadeira de capitão do São Paulo. São, ao todo, 221 partidas oficiais pelo Tricolor Paulista.
Vasco da Gama - Pablo Vegetti
Ao estilo da Calleri no São Paulo, o centroavante argentino Pablo Vegetti defende o Vasco desde 2023 e, com rápida identificação, tornou-se o capitão da equipe. O jogador tem 40 gols em 87 jogos pela equipe cruz-maltina.
Vitória - Matheuzinho
O Vitória do técnico Thiago Carpini tem se caracterizado pelo revezamento entre os capitães. Atualmente, o meio-campista Matheuzinho é o responsável por levar a braçadeira no Leão. São 88 jogos dele desde 2023.