Após 11 temporadas, a ilustre carreira de Pedro Tonon Geromel chega ao fim. Com 39 anos, o zagueiro entrará em campo pelo Grêmio pela última vez neste domingo (8), contra o Corinthians, na Arena, às 16h (de Brasília), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vida já resolvida na competição, salvo do rebaixamento, assim como o Corinthians, classificado para Copa Libertadores, o Tricolor foca toda sua energia no último encontro em campo com seu histórico zagueiro.
Anunciado pelo Grêmio em dezembro de 2013, o defensor atuou pelo time por 11 anos. Com 14 títulos conquistados pelo Tricolor, o ídolo se despede da maior história de sua carreira, a escrita em Porto Alegre.
“O Grêmio me possibilitou ganhar títulos, vestir a camisa da Seleção Brasileira, ser reconhecido pelo meu trabalho, eu acho que todo profissional tem esse desejo, eu sou muito grato por tudo que o Grêmio me proporcionou”, disse Geromel na coletiva de anúncio de sua aposentadoria.
Principal liderança no vestiário junto com Kannemann, o zagueiro foi responsável pela era vitoriosa recente do Grêmio, com as conquistas da Copa do Brasil, em 2016, Libertadores em 2017, e Recopa em 2018, além de sete Campeonatos Gaúchos. Ídolo histórico gremista, o atleta não indicou qual será seu futuro após pendurar as chuteiras.
A partida na Arena será marcada por uma série de homenagens do Tricolor e de sua torcida a um de seus maiores ídolos. O estádio gremista deve estar lotado para despedir-se de Geromel.
Fica Renato ou Fora Renato?
A partida, porém, pode marcar também um possível adeus de Renato Portaluppi também. Com contrato que se encerra no final deste mês, o treinador tem futuro indefinido no clube. Publicamente, o técnico já deixou claro seu desejo de permanecer na equipe.
No entanto, ainda que os últimos meses e movimentos da direção apontassem para uma iminente saída de Renato, o assunto ainda não está resolvido. Por um lado, boa parte dos dirigentes entendem pela não renovação do ídolo, por outro, o presidente Alberto Guerra acredita na manutenção e melhoria do trabalho do comandante.
Como chega o Grêmio
Pelo lado gremista, Aravena é baixa por lesão na coxa esquerda. Para ocupar a vaga no ataque, o técnico Renato Portaluppi deve promover o retorno de Soteldo, que foi poupado da última partida.
O restante do time deve ser mantido, a não ser por Geromel, que volta à titularidade para se despedir dos gramados.
Como chega o Corinthians
O Corinthians já não tem mais pretensões neste Campeonato Brasileiro. Classificado à pré-Libertadores, o Timão terá em jogo apenas a manutenção de sua sequência de vitórias, que já chegou a oito jogos.
O único desfalque certo é o zagueiro Gustavo Henrique, que tomou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Cacá deve ser o substituto.
Grêmio x Corinthians
Grêmio
Caíque; João Pedro, Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Pavon, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.Técnico: Renato Portaluppi.
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon e Carrillo; Garro, Memphis e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
Motivo: Jogo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e hora: 08 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: —----
VAR: —----