No próximo domingo (1º), o atacante Marinho deve jogar no Barradão, em Salvador, pela primeira vez desde que deixou o Vitória, no final de 2016. O ídolo rubro-negro deve ser titular pelo Fortaleza no jogo contra o Leão da Barra, válido pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em contato com a Itatiaia, o clube baiano disse que, por ora, não tem uma homenagem programada antes da bola rolar. No entanto, o departamento de marketing do Leão discutirá, na tarde desta sexta (29), uma possível ação para celebrar o momento.
O último jogo de Marinho no Barradão foi no dia 11 de dezembro de 2016 - derrota do Vitória por 2 a 1 para o Palmeiras -, pela última rodada do Brasileirão daquele ano.
Vale lembrar que o jogador foi ao estádio com o Grêmio, na 37ª rodada de 2018. No entanto, ficou no banco de reservas e não entrou em campo. Em 2021, o ex-Cruzeiro também esteve no local para treinar com o Santos, e tirou fotos com torcedores do Leão na ocasião.
Marinho visitou o Barradão com o Santos, em 2021, e tirou foto com um torcedor-mirim do Vitória
Marinho tem 34 anos e tornou-se ídolo do Vitória em 2016, quando ajudou o clube a se salvar do rebaixamento à Segunda Divisão. O Leão terminou a Série A daquele ano na 16ª colocação, com 45 pontos, e o atacante foi o artilheiro do time, com 12 gols.
Aliás, aquela foi a segunda temporada mais goleadora de Marinho na carreira, com 21 tentos marcados em 42 jogos. Apenas em 2020, pelo Santos, o jogador balançou as redes mais vezes (24).
Marinho desde que deixou o Vitória
Marinho deixou o Vitória em 2016 rumo ao Changchun Yatai, da China. Por lá, no entanto, fez apenas 22 partidas e três gols. Sua volta ao futebol brasileiro ocorreu em 2018, quando foi defender as cores do Grêmio.
Depois, o atacante passou por Santos e Flamengo antes de chegar ao Fortaleza, em 2023. Pelo Tricolor do Pici, acumula 70 partidas, 12 gols e sete assistências.
Entre 2018 e 2023, o Rubro-Negro passou por um período ruim de sua história. Foram quatro anos consecutivos longe da elite do futebol nacional, e o clube chegou a disputar a Série C, em 2022. Isso justifica a ausência de encontros entre Marinho e o Barradão.