A quatro rodadas do fim do
Os dados são do site Probabilidades no Futebol, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No momento, seis clubes brasileiros já asseguraram vaga na principal competição continental. O Flamengo se garantiu ao conquistar a Copa do Brasil de 2024 sobre o Atlético.
Já no Brasileiro, Palmeiras, Botafogo, Fortaleza, Inter e São Paulo atingiram pontuações necessárias e estão 100% garantidos. Resta agora a definição de quais deles vão terminar no G4 para ir diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores 2025.
Com a presença do Flamengo entre os seis primeiros colocados (zona de classificação do Brasileiro), o Brasileirão abriu mais uma vaga na Libertadores de 2025. Logo, o G6 se transformou em G7.
Caso o vice-líder Botafogo conquiste a Copa Libertadores, outra vaga será aberta e o G7 dará lugar ao G8 na classificação geral.
Os clubes com chances
A briga ficou mais quente após a vitória do
O Corinthians é o nono colocado, com 47 pontos, e vem de cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Os números da UFMG consideram o bom momento do time na competição para calcular as chances de classificação à Copa Libertadores do próximo ano.
O Cruzeiro é o segundo com mais chances de se garantir na Libertadores: 32,6%. Vice-campeão da Copa Sul-Americana, o time celeste é o sétimo colocado, com 47 pontos, e tem um jogo a menos. Na quarta-feira (27), às 21h (de Brasília), a Raposa receberá o Grêmio no Mineirão, em Belo Horizonte.
Também com 47 pontos, na oitava colocação, o Bahia é o terceiro com mais chances de ir à Libertadores, com 29%.
Os outros clubes com chances matemáticas são Vasco (2,1%), Atlético (1,6%), Grêmio (1%), Vitória (0,40%), Athletico (0,10%), Fluminense (0,033%) e Criciúma (0,001%).
Clubes com chances de ir à Libertadores de 2025
- Corinthians - 33,1% (três jogos restantes)
- Cruzeiro - 32,6% (quatro jogos restantes)
- Bahia - 29% (três jogos restantes)
- Vasco - 2,1% (três jogos restantes)
- Atlético - 1,6% (três jogos restantes)
- Grêmio - 1% (quatro jogos restantes)
- Vitória - 0,40% (três jogos restantes)
- Athletico - 0,10% (três jogos restantes)
- Fluminense - 0,033% (quatro jogos restantes)
- Criciúma - 0,001% (quatro jogos restantes)