Com 13 desfalques, o Flamengo contou com os garotos do Ninho para vencer o Cuiabá por 2 a 1, de virada na Arena Pantanal, nesta quarta (20). O time mandante abriu o placar com Derik Lacerda, mas o estreante Guilherme, de 18 anos, e Matheus Gonçalves, de 19, garantiram a vitória para o Rubro-Negro.
Com o resultado, o Flamengo chega aos 63 pontos. O Rubro-Negro, com a vaga na Libertadores garantida após o título da Copa do Brasil, ainda sonha com a disputa do título da Série A.
O Cuiabá, por sua vez, segue afundado na zona do rebaixamento com 29 pontos. Os resultados da próxima rodada podem confirmar matematicamente o descenso do Dourado.
Melhores chances com Michael
O primeiro tempo teve Michael, do Flamengo, como jogador mais incisivo. O camisa 30 foi o responsável pelas melhores oportunidades na Arena Pantanal, mas as desperdiçou.
Com campo para correr e encarando a marcação do Cuiabá, o atacante recebeu ótimos passes de Rossi e Alvaraz, aos 10 e aos 15, mas não concluiu os lances.
Aos 23, Pulgar cruzou e o Robozinho cabeceou bem, mas Walter defendeu. Antes do intervalo, os alas Wesley e Ayrton Lucas ainda tentaram, mas a rede não balançou antes do intervalo.
Clayson e Wesley em disputa durante a partida entre Cuiabá e Flamengo, pelo Brasileirão, na Arena Pantanal
Derik Lacerda abre o placar
O segundo tempo iniciou em ritmo mais lento. O Flamengo, que até então ocupava o campo ofensivo, não repetiu a postura. Aos 13, Filipe Luís apostou em Matheus Gonçalves e Guilherme.
Quem abriu o placar, contudo, foi o Cuiabá. Em boa movimentação, Derik Lacerda recebeu de Clayson nas costas da defesa rubro-negra e tocou na saída de Rossi: 1 a 0 aos 14 minutos!
Estrela do Garoto do Ninho
A comemoração do Cuiabá durou menos de três minutos. Aos 17, aproveitou o vacilo de Empereur, foi à linha de fundo e cruzou para trás: Guilherme, estreante da noite, deixou tudo igual: 1 a 1!
Guilherme estreia entre os profissionais do Flamengo com gol na Arena Pantanal
Golaço de Pitta anulado
A partida ganhou outro ritmo a partir dos gols. Aos 24, Isidro Pitta recebeu em velocidade, deixou Léo Pereira no chão antes de tocar para o gol, mas o impedimento foi marcado posteriormente.
Matheus Gonçalves garante a virada
O Flamengo voltou a ter o controle da partida, mas, sem grandes chances, já parecia que o empate persistiria até o fim na Arena Pantanal. Contudo, a noite era dos garotos do Ninho.
Aos 47, Marllon errou, e Michael recuperou a bola dentro da área. Ao partir para dentro da marcação, o atacante tocou para Matheus Gonçalves, que marcou: 2 a 1 e vitória do Flamengo!
Cuiabá 1 x 2 Flamengo
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves, Alan Empereur e Ramon (David); Fernando Sobral, Denilson (Pitta) e Filipe Augusto (Lucas Mineiro); Derik Lacerda (Jadson) e Clayson (Sauer). Técnico: Juliano Tobar.
Flamengo
Rossi; Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Wesley, Erick Pulgar, Evertton Araújo, Alcaraz (Guilherme) e Ayrton Lucas (Matheus Gonçalves); Michael e Bruno Henrique (Cleiton). Técnico: Filipe Luís.
Gols: Derik Lacerda (14'/2ºT), do Cuiabá, Guilherme (17'/2ºT) e Matheus Gonçalves (47'/2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Lucas Mineiro (CUI); Evertton Araújo e Bruno Henrique (FLA)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: Ainda não divulgado.
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 20 de novembro de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Arbitragem: Edina Batista (Fifa-SP), auxiliado por Marcelo Van Gasse (SP) e Fabrini Costa (Fifa-SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)