Com uma falha bizarra de Felipe Melo, o Botafogo venceu o Fluminense, por 1 a 0, na noite deste sábado (21), no Maracanã, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o disparar na liderança da competição. O gol foi marcado por Luiz Henrique.
Com a vitória, o Glorioso agora soma 56 pontos, enquanto o Tricolor fica com 27 pontos e segue na zona de rebaixamento do Brasileirão.
Alternância no jogo
Com um time misto, o Botafogo começou sufocando o Fluminense, exercendo a sua famosa pressão com quatro homens de frente. Logo nos primeiros minutos, Matheus Martins perdeu uma chance clara de abrir o marcador.
Mandante do clássico, com 90% do Maracanã ao seu lado, o Flu foi se soltando e equilibrou a partida. Até a metade da etapa inicial, a alternância no domínio da partida foi clara.
Nos últimos 15 minutos, o Tricolor mandou na partida. Com o Botafogo acuado, o Fluminense buscou alternativas para abrir o marcador, mas o goleiro John fez duas boas intervenções mantendo o zero no marcador. No geral, os primeiros 45 minutos foram de muita transpiração e pouca inspiração.
Cano vive má fase
Depois de muito tempo sem iniciar um confronto, Cano foi escolhido por Mano Menezes para o clássico. No entanto, o goleador se mostrou ainda fora de ritmo. Em todas as disputas acabou sendo vencido - até com certa facilidade - por Adryelson ou Barboza. Ele conseguiu apenas uma finalização que foi sem perigo ao gol alvinegro.
Segundo tempo a mil
As emoções que faltaram no primeiro tempo apareceram nos primeiros 15 minutos da segunda etapa, com chances claras para os dois lados. Primeiro foi Luiz Henrique que escapou de Manoel e viu Fábio fazer um milagre impedindo o gol alvinegro.
Milagre lá, milagre cá. John também fez uma excepcional defesa. Serna escapou pela ponta e cruzou para Cano finalizar de primeira e ver o goleiro alvinegro voar no canto para defender. No contra-ataque do escanteio, Matheus Martins recebeu na ponta, mas não conseguiu concluir em gol. Jogaço no início da etapa final.
Nonato preocupa
Em lance no final da partida, Marçal e Nonato chocaram de cabeça e o camisa 16 do Fluminense caiu no chão . Ele teve que deixar a partida ambulância. Por regra, mesmo já tendo feito cinco alterações, o Flu fez a sexta com a entrada de Felipe Melo.
Chances para os dois
Com o jogo mais aberto e ambos os times precisando do resultado, o jogo caiu em qualidade técnica, mas ganhou em emoção. Os dois times - assim como nos primeiros 45 minutos - alternavam com a bola no ataque.
O gol parecia questão de tempo para uma das equipes. E veio. Em uma falha do veterano Felipe Melo.
Felipe Melo entrega
Quando a partida se encaminhava para o empate sem gols, que não agradava nenhuma das equipes, Felipe Melo entregou de bandeja a vitória para o Glorioso. O veterano defensor foi desarmado por Gregore dentro da área e a bola sobrou limpa para Luiz Henrique marcar.
Cria do Fluminense, o camisa 7 não comemorou. Já Felipe Melo foi vaiado por todo Maracanã cada vez que tocava na bola. O ciclo está próximo do fim para o ex-capitão da equipe. E de forma melancólica.
Brasileirão
Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta no domingo (29), em Goiânia, o
Olho na Libertadores
As duas equipes voltam a campo, fora de casa, na quarta-feira (25), pelas quartas de final da
O Botafogo terá o
Fluminense 0x1 Botafogo
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Antônio Carlos e Marcelo (Fuentes); Bernal, Martinelli (Nonato, depois Felipe Melo) e Lima (Ganso); Serna (Keno), Arias e Cano (Kauã Elias). Técnico: Mano Menezes.
Botafogo
John; Mateo Ponte (Allan), Barboza, Adryelson (Bastos) e Marçal; Gregore e Tchê Tchê; Savarino (Almada), Luiz Henrique e Matheus Martins (Carlos Alberto); Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge.
Gols: Luiz Henrique (Aos 50 min do 2º tempo) para o Botafogo
Cartão amarelo: Felipe Melo (FLU); Tchê Tchê (BOT)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 21 de setembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Arbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)