O Juventude derrotou o Fluminense por 2 a 1, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O time gaúcho contou com um roteiro eletrizante para a vencer o jogo nos minutos finais.
O Tricolor das Laranjeiras abriu o placar com Jhon Arias no primeiro tempo. O Papo, porém, correu atrás do prejuízo e buscou a vitória com gols de Ronaldo e Marcelinho, já na reta final do segundo tempo.
O jogo
Desesperados na luta contra o rebaixamento, Ju e Flu entraram em campo cientes de que precisavam pontuar. Nesse contexto, a postura das duas equipes foi de muita intensidade e marcação forte, principalmente no primeiro tempo.
Na etapa final, o cenário foi de domínio das ações ofensivas para os gaúchos. O time estava atrás no marcador e precisava tentar uma reação. A equipe de Jair Ventura foi recompensada com a vitória recheada de emoção.
Primeiro tempo acirrado
O Fluminense fez uma etapa inicial madura. A equipe de Mano Menezes teve menos posse de bola nos primeiros 45 minutos (52% a 48%), mas finalizou mais (5 a 3).
Depois que abriu o placar, o Tricolor Carioca passou a controlar as ações do jogo e melhorou sua atuação. O time visitante foi para o intervalo sem sofrer muitos perigos.
Arias põe o Flu à frente
Dois dos principais trunfos de Mano Menezes na recente arrancada do Flu, os estrangeiros Kevin Serna e Jhon Arias construíram o gol tricolor na primeira parte.
O ponta contratado junto ao Alianza Lima-PER no meio do ano recebeu no lado esquerdo do campo e fez lançamento na medida para Arias completar para as redes. O 1 a 0 surgiu no placar aos 26 minutos.
Gilberto para em Fábio no segundo tempo
Os gaúchos quase empataram o jogo nos primeiros minutos do segundo tempo, mas Fábio parou Gilberto.
Primeiro, o atacante arrancou de forma individual e acertou um chute forte. O goleiro desviou e fez com que a bola parasse na trave. Pouco tempo depois, Gilberto cabeceou, mas Fábio defendeu outra vez.
Juventude empata!
Depois de o Flu tentar cozinhar o jogo, a pressão jaconera deu resultado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Alan Ruschel cobrou falta e achou Ronaldo completamente livre na grande área.
O volante subiu no último andar e cabeceou para o fundo das redes.
Virada relâmpago do Juventude com gol de ex-Cruzeiro
Dois minutos depois, o Ju virou a partida. Marcelinho, que havia acabado de entrar em campo, acertou um belo chute na entrada da área e superou Fábio. O Alfredo Jaconi explodiu.
Freguesia?
O Juventude fechará 2024 sem perder para o Fluminense. Foi o quarto encontro das equipes na temporada, com dois empates e duas vitórias dos sulistas. De quebra, o time alviverde ainda eliminou os cariocas na Copa do Brasil.
Flu de olho no Atlético
Como vive situação complicada no Brasileiro, o Fluminense não pode se dar ao luxo de priorizar a Copa Libertadores. Mano Menezes escalou seus principais jogadores para o duelo em Caxias do Sul.
O time das Laranjeiras enfrentará o Atlético na quarta-feira (18), às 19h (de Brasília), no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores.
Como ficam Juventude e Fluminense no Brasileiro
A vitória deixa o Papo com 32 pontos, na 11ª posição momentaneamente. O Fluminense está em 16º, com 27.
Pelo Brasileiro, o Fluminense voltará a campo no sábado (21), às 18h30 (de Brasília), contra o Botafogo, em casa. O Juventude jogará no mesmo dia, às 16h (de Brasília), contra o Vitória, no Barradão.
Juventude 2x1 Fluminense
Juventude
Gabriel, João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza (Luís Oyama) e Alan Ruschel; Ronaldo, Jádson, Nenê (Mandaca) e Lucas Barbosa (Marcelinho); Erick Farias (Edson Carioca) e Ronie Carrillo (Gilberto). Técnico: Jair Ventura.
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Fuentes) e Marcelo (Felipe Melo); Bernal (Nonato), Martinelli e Ganso (Lima); Kevin Serna (Keno), Jhon Arias e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.
Gols
Jhon Arias (27min, 1ºT), para o Fluminense; Ronaldo (36min, 2ºT) e Marcelinho (38min, 2ºT), para o Juventude.
Cartões amarelos
Jádson, Nenê, Mandaca e Gilberto (Juventude); Bernal, Marcelo, Fábio, Felipe Melo e Thiago Santos (Fluminense).
Motivo: 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de setembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Neuza Inês Bacchi (SP) e Evandro Lima (SP)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (ES)
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte