O apito final do clássico vencido por 2 a 1 pelo
No documento, o juiz revela que expulsou os meio-campistas Zé Rafael e Nestor após uma briga com direito a soco e também aponta que dois gandulas provocaram atletas do Tricolor, além de identificar objetos que foram arremessados no campo.
Claus precisou revisar no VAR o desentendimento entre Zé Rafael e Nestor. Segundo o árbitro, o meia do Palmeiras segurou o rival pelo pescoço e, em seguida, foi agredido com um soco. Depois, eles foram para os respectivos vestiários, onde receberam os cartões vermelhos.
“Após o término da partida, e antes de deixar o campo de jogo, o VAR me sugeriu a revisão de um confronto entre dois jogadores no túnel de acesso aos vestiários”, iniciou Claus.
“Ao revisar, constatei uma conduta violenta do jogador José Rafael Vivian, da S.E. Palmeiras, agarrando o pescoço de Rodrigo Nestor, da equipe do São Paulo F.C, com o uso de força excessiva, que revidou com um soco no rosto do seu adversário citado acima. Informo que ambos [os jogadores] expulsos não receberam o cartão vermelho devido ao fato de se dirigirem aos seus respectivos vestiários de forma imediata após o conflito”, acrescentou, na súmula.
Com o registro, os atletas de São Paulo e Palmeiras devem ser denunciados ao Superior Tribunal de Justiça (STJD) por agressão física. A pena pode ser de até 12 jogos de suspensão.
O documento, por outro lado, não relata um soco desferido pelo zagueiro Sabino (vídeo abaixo) em um funcionário do Palmeiras no acesso ao túnel que leva aos vestiários do Allianz Parque.
Provocação do gândulas
Segundo Claus, dois gandulas provocaram jogadores do São Paulo e iniciaram um confusão generalizada após o apito final do clássico. Eles comemoraram a vitória do Palmeiras em frente ao banco de reservas do Tricolor. Eles foram identificados na súmula.
Objetos arremessados
O relato do árbitro da partida também abrange a série de objetos arremessados em campo após o gol de Luciano, do São Paulo, que marcava o empate do clássico até então.
Foram atirado um pé de tênis, um copo plástico com água e um saco de pipoca em direção aos atletas do Tricolor, mas nenhum deles foi atingido.