Com um time alternativo, o Palmeiras foi surpreendido, neste sábado (27), pelo Vitória, em jogo válido pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em pleno Allianz Parque, a equipe alviverde sofreu uma derrota de 2 a 0, que destruiu a invencibilidade de nove meses e 20 jogos sem perder no estádio. A última vez que um tropeço foi registrado nos próprios domínios era 19 de outubro do ano passado, quando o Atlético construiu o mesmo placar desta noite.
O resultado pode deixar a equipe alviverde ainda mais distante de Flamengo e Botafogo, que ocupam os primeiros lugares da competição e ainda jogam na rodada. O tropeço deixa o time palestrino estacionado nos 36 pontos, na terceira posição. Nos últimos quatro jogos, por sinal, a equipe de Abel Ferreira sofreu três derrotas e ainda viu o atacante Estêvão sair novamente machucado de campo, com dores no tornozelo.
Para o Vitória, o triunfo de 2 a 0 conquistado com gols de Osvaldo e Matheuzinho representa um grande alívio. Com ele, a equipe rubro-negra quebra uma sequência de quatro derrotas seguidas e deixa, momentaneamente, a zona de rebaixamento. O Leão agora soma 18 pontos e está no 16º lugar. Agora, o time de Thiago Carpini precisa secar Grêmio e Cuiabá, que entram em campo neste domingo (28).
- Classificação completa e resultados da Série A do Brasileiro
- Palmeiras x Vitória: siga o jogo lance a lance em tempo real
Próximas partidas
O Palmeiras volta a campo, às 20h (de Brasília) desta quarta-feira (31), para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o Alviverde visita o Internacional, no Beira-Rio, no próximo dia 4.
Já o Vitória só retorna as gramados para encarar o Cuiabá, no Barradão, no próximo sábado (3), às 16h (de Brasília).
O jogo
Com um time quase todo alternativo, reforçado por Richard Ríos e Estêvão, o Palmeiras não fez um primeiro tempo suficientemente bom para sair na frente do placar.
Mauricio apagado
Faltou à equipe alviverde mais intensidade e inspiração na criação, com Mauricio, escolhido para substituir Raphael Veiga, muito apagado. No lado direito, Estêvão foi menos acionado do que deveria.
Chuta de longe
Os melhores momentos do time palestrino foram protagonizados com chutes de longa distância, que não tiveram lá grande perigo em sua maioria.
Boa parte dessas chances, por sinal, apareceram após passes verticais do zagueiro Naves, que ajudou a quebrar as linhas bem fechadas do Vitória, uma equipe montada para se defender acima de tudo.
No fim das contas, o Verdão teve uma chance mais clara com uma finalização venenosa de Mauricio e só, ainda que os donos da casa tenham controlado a partida.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, a falta de intensidade ofensiva do Palmeiras deixou de ser maior problema da equipe. Afinal, a defesa foi quem passou a dar espaços incomuns ao rival.
O Vitória criou duas chances nos primeiros minutos. Na segunda, Osvaldo driblou Giay e chutou com precisão no canto, aos seis, para abrir o placar.
Palmeiras sem inspiração
Depois do gol, o Vitória foi quem esteve mais perto de ampliar o placar com Léo Naldi. Ao Palmeiras, a falta de inspiração virou um adversário a mais. O cenário só piorou quando Estêvão pisou em falso e saiu de campo carregado com dores no tornozelo esquerdo, o mesmo que o tornara desfalque nos últimos dois jogos do time.
Vitória fecha triunfo
Mesmo depois de ter acionado os principais atletas ofensivos em campo, o Palmeiras não conseguiu criar chances claras e viu o Vitória ampliar o marcador, com Matheuzinho chutando na saída do goleiro Marcelo Lomba, aos 37.
Na sequência, o Palmeiras partiu para o “abafa”. O Vitória ainda José Breno expulso, mas a falta de criatividade persistiu. Mesmo com 11 minutos de acréscimos, foi só no último lance da partida que o time de Abel Ferreira chegou mais perto do gol e acertou a trave, com um chute de Felipe Anderson.
Palmeiras 0 x 2 Vitória
Palmeiras
Marcelo Lomba; Giay, Vitor Reis, Naves e Caio Paulista (Vanderlan); Richard Ríos (Aníbal Moreno), Gabriel Menino (Felipe Anderson), Estêvão (Dudu), Mauricio e Lázaro (Flaco López); Rony. Técnico: Abel Ferreira
Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris (Edu), Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Machado), Léo Naldi (José Breno), Willian Oliveira e Matheuzinho; Osvaldo (Zé Hugo) e Janderson (Alerrandro). Técnico: Thiago Carpini.
Gols
Osvaldo (6min2ºT) e Matheusinho (37min2ºT), do Vitória
Cartões amarelos
Gabriel Menino (Palmeiras); Muriel, Lucas Esteves, Osvaldo, Edu, Thiago Carpini, Janderson
Cartão vermelho
José Breno, do Vitória
Público: 39.609
Renda: R$ 3.199.707,92
Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de julho de 2024 (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Jean Márcio dos Santos e Luis Carlos de Franca Costa (ambos do RN)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)