Ouvindo...

São Paulo e Botafogo iniciam maratona de decisões com ‘jogo quente’ no Brasileiro

Em menos de um mês, equipes podem decidir futuro nas três competições que disputam no restante da temporada

Lucas e Luiz Henrique são referências de São Paulo e Botafogo

Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira 24), São Paulo e Botafogo se enfrentam pelo topo da classificação, no Morumbis, na última rodada do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Como coincidência, os dois times também iniciam uma intensa maratona de jogos que pode decidir, em menos de um mês, o futuro dos dois lados nas três competições que restam na temporada.

O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real desse e de todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.

Leia também

O São Paulo mergulha em uma sequência de nove partidas em 29 dias. Isso significa que o time terá um duelo a cada 3,2 dias. Esses embates, por sinal, serão contra times que estão na disputa pelo topo do Brasileirão, além das oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

O calendário de jogos do Tricolor é:

  • 24/7 - São Paulo x Botafogo (Série A)
  • 27/7 - Fortaleza x São Paulo (Série A)
  • 30/7 - São Paulo x Goiás (oitavas da Copa do Brasil)
  • 3/8 - São Paulo x Flamengo (Série A)
  • 8/8 - Goiás x São Paulo (oitavas de final da Copa do Brasil)
  • 11/8 - São Paulo x Atlético-GO (Série A)
  • 15/8 - Nacional-URU x São Paulo (oitavas de final da Copa Libertadores)
  • 18/8 - Palmeiras x São Paulo (Série A)
  • 22/8 - São Paulo x Nacional-URU (oitavas de final da Copa Libertadores)

Do lado do Botafogo, a previsão de calendário apertado tem uma maratona de decisões com 9 jogo em 28 dias - situação parecida a do Tricolor. Em média, acontece uma partida a cada 3,1 dias. No calendário espremido, há espaço espaço para clássicos e decisões de mata-mata, assim como acontece com o São Paulo.

O Calendário do Alvinegro é:

  • 24/7 - São Paulo x Botafogo (Série A)
  • 27/7 - Botafogo x Cruzeiro (Série A)
  • 30/7 - Botafogo x Bahia (oitavas de final da Copa do Brasil)
  • 4/8 - Atlético-GO x Botafogo (Série A)
  • 7/8 - Bahia x Botafogo (oitavas de final da Copa do Brasil)
  • 11/8 - Juventude x Botafogo (Série A)
  • 14/8 - Botafogo x Palmeiras (oitavas de final da Copa Libertadores)
  • 18/8 - Botafogo x Flamengo (Série A)
  • 21/8 - Palmeiras x Botafogo (oitavas de final da Copa do Brasil)

Como chega o São Paulo

Diante do Botafogo, a equipe tricolor tenta retomar uma vaga no G4, perdida na rodada anterior para o Fortaleza. Na quinta posição, o São Paulo tem 31 pontos, um a menos que o time cearense.

Para o jogo com o líder, o técnico Luis Zubeldía está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Ele deve ser substituído pelo auxiliar Maximiliano Cuberas, que ganha o apoio de Milton Cruz.

Na escalação, Welington tem a volta à lateral esquerda após cumprir suspensão. Também de volta após gancho automático, o lateral-direito Igor Vinícius ganhou a concorrência de Rafinha, que é uma das referências do elenco e atuou em quase todo jogo no empate em 0 a 0 com o Juventude na rodada passada.

A grande expectativa na escalação é em relação ao atacante Calleri. O atleta treinou com bola nos últimos dois dias, mas é dúvida por conta de dores na coxa. Caso não entre em campo, como aconteceu na última rodada, André Silva deve seguir na equipe titular.

Como chega o Botafogo

Embalado pelas cinco vitórias consecutivas e boas atuações, o Botafogo defende a liderança e o ótimo momento vivido sob o comando de Artur Jorge. São 39 pontos em 18 rodadas.

As notícias que anteciparam o confronto com o São Paulo, contudo, não foram positivas. Eduardo e Júnior Santos, lesionados, serão desfalques na sequência da temporada.

Além das baixas, que ainda têm Jeffinho, Matheus Nascimento e Rafael, o técnico português manterá a prática de realizar mudanças pontuais jogo a jogo.

Por exemplo, Marçal, Marlon Freitas e Tiquinho Soares não iniciaram a partida contra o Internacional, no último sábado (20), e devem retornar ao time principal diante do Tricolor.

São Paulo x Botafogo

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius (Rafinha), Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas; Luciano, Calleri (André Silva) e Ferreira. Técnico: Maximiliano Cuberas

Botafogo

John; Damián Suárez (Ponte), Bastos, Barboza e Marçal (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Luiz Henrique, Igor Jesus (Tchê Tchê) e Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.

Motivo: 19ª rodada rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 24 de julho de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MG)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins-FIFA (RS)

Transmissão: Premiere e Sportv


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.