Melhor mandante da Série A do Campeonato Brasileiro, o
Desde que estreou no Brasileirão, o Esquadrão de Aço tem 100% de aproveitamento dentro de seus domínios, com seis vitórias em seis jogos. Contando outras competições, são 19 partidas de invencibilidade (17 vitórias e dois empates).
Na condição de mandante, o Bahia foi o time que fez mais pontos (18). Apenas o Cruzeiro tem aproveitamento igual, de 100%, mas com um jogo a menos. Portanto, a Raposa marcou 15 pontos.
Para retornar ao G4 do certame, o time treinado por Rogério Ceni precisa vencer. Isso porque o São Paulo venceu o Athletico-PR nesta quarta (3) e chegou aos 25 pontos, com saldo superior ao Bahia. Um empate, portanto, não basta.
Reencontros
O jogo desta quinta marcará também dois reencontros importantes. Ídolo do Bahia, o atacante Gilberto hoje veste a camisa do Juventude e pode começar como titular. Pela equipe tricolor, o jogador atuou em 189 partidas e marcou 83 gols, entre os anos de 2018 e 2021.
Além dele, o técnico Roger Machado também teve uma passagem relativamente longa pelo Esquadrão. Entre 2019 e 2020, ele comandou o time em 74 oportunidades, com 30 vitórias, 22 empates e 22 derrotas (aproveitamento de 50%).
Desfalques e retornos
O técnico Rogério Ceni deve manter a base do time titular do Bahia. Sem jogadores suspensos, a equipe tricolor tem apenas dois desfalques confirmados para esta partida: o volante Nicolás Acevedo, que se recupera de uma lesão no joelho, e o lateral-direito Santiago Arias, convocado pela Seleção da Colômbia para a disputa da Copa América.
Do lado do Ju, o meia Nenê e o lateral-esquerdo Alan Ruschel devem retomar suas vagas na equipe titular do Juventude, nas vagas de Gabriel Inocêncio e Jean Carlos. Eles foram poupados na derrota contra o Fortaleza, no último domingo (30)
Além disso, há uma disputa no comando do ataque entre Gabriel Taliari e Gilberto.
Bahia x Juventude
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gabriel Taliari (Gilberto). Técnico: Roger Machado.
Motivo: 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 4 de julho de 2024 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Transmissão
Premiere