Nesta terça-feira (11), o Corinthians empatou com o Atlético Goianiense por 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro. O duelo, válido pela oitava rodada da competição nacional, foi disputado no Estádio Antonio Accioly, em Goiânia (GO).
O duelo foi de momentos distintos. Antes nivelado, já com a vantagem corintiana no placar, o jogo acabou virando um ataque contra defesa, com a equipe goiana ocupando o campo ofensivo e criando oportunidades. O gol, curiosamente, foi marcado contra, pelo zagueiro Cacá.
O empate serviu ao Corinthians para o tirar da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Timão foi aos seis pontos conquistados, que o levam à 16ª colocação - ainda há jogos a serem disputados. O Atlético, por sua vez, permanece em 18º.
O Corinthians volta a campo no domingo (16), quando encara o São Paulo na Neo Química Arena. Um dia antes, o Atlético-GO encara o Fluminense no Maracanã.
Clima diferente
No anúncio da escalação do Corinthians, chamou atenção a presença do goleiro Carlos Miguel entre os titulares. Com negociações avançadas para reforçar o Nottingham Forest, da Inglaterra, o camisa 22 chegou a ser cogitado para o banco, mas iniciou com seus companheiros.
Nos primeiros minutos da partida, ele já justificou a qualidade observada pelos ingleses. Em bela cabeçada de Emiliano Rodríguez, o goleiro alvinegro fez verdadeiro milagre, no contrapé, para impedir que a equipe saísse atrás no placar.
Em grande estilo
Com um Corinthians nitidamente nervoso pela crise da última semana, recaiu sobre Yuri Alberto a responsabilidade de acalmar os ânimos da equipe. Aos 15 minutos do primeiro tempo, ele marcou o gol que deu vantagem ao Timão no placar.
Lançado em profundidade, e se aproveitando de desatenção da defesa goiana, Yuri Alberto teve tempo para cortar de perna esquerda e estufar as redes do Atlético. Foi o 15º gol do centroavante alvinegro nesta temporada, sendo o artilheiro da equipe.
Um a menos
O Corinthians precisou lidar com uma grande adversidade a partir dos 35 minutos do primeiro tempo, quando Gustavo Henrique acabou expulso. Ele foi punido com o segundo cartão amarelo por segurar um jogador adversário que visava iniciar contra-ataque.
Com isso, em um primeiro momento, o técnico António Oliveira improvisou o volante Raniele na linha de defesa alvinegra. No segundo tempo, o zagueiro Caetano foi chamado para remontar o sistema da equipe.
Reencontro
A torcida do Corinthians pôde ver mais uma vez o volante Gabriel Moscardo atuar pelo clube. O camisa 44 foi chamado por António Oliveira no decorrer do segundo tempo para aumentar a capacidade defensiva da equipe alvinegra.
Moscardo foi vendido pelo Corinthians ao Paris Saint Germain, da França, no início de janeiro. O clube francês o emprestou ao Timão até junho para se recuperar de lesão no pé até junho.
Em dose dupla
Yuri Alberto tirou o Corinthians de um momento negativo no primeiro tempo, quando abriu o placar para o Timão. Ele repetiu a dose e marcou mais uma vez no segundo tempo, quando a equipe praticamente só ocupava o campo de defesa.
A jogada se iniciou com Wesley, pelo lado esquerdo, que virou o jogo e encontrou Rodrigo Garro. O argentino escorou para o meio e encontrou Yuri Alberto, que bateu de primeira, sem chances para o goleiro Ronaldo.
Para o outro lado
Cacá se mostrou o principal nome da defesa do Corinthians, bloqueando praticamente todas as tentativas de arremates do Atlético Goianiense. No que pareceu uma ‘pane de sistema’, o zagueiro tentou afastar um cruzamento e acabou testando para o próprio gol.
No lance, Carlos Miguel pareceu surpreso com a rota da bola e ficou sem reação, bem como todos os companheiros de equipe.
Quem não faz... marca!
Foi no apagar das luzes do Antônio Accioly que o Atlético Goianiense marcou o tão desejado gol de empate. Pela direita, Luiz Fernando foi atropleado por Hugo e sofreu pênalti, convertido por Shaylon.
O armador do time goiano bateu no meio do gol, deslocando Carlos Miguel, que caiu para o lado direito.
Atlético (GO) 2x2 Corinthians
Atlético-GO
Ronaldo; Maguinho (Bruno Tubarão), Alix Vinícius (Alejo Cruz), Adriano Martins e Guilherme Romão; Lucas Kal, Rhaldney (Danielzinho), Gabriel Baralhas (Max) e Shaylon; Emiliano Martínez (Vagner Love) e Luiz Fernando. Técnico: Jair Ventura.
Corinthians
Carlos Miguel; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Breno Bidon (Gabriel Moscardo) e Rodrigo Garro; Igor Coronado (Caetano), Wesley (Giovane) e Yuri Alberto (Fausto Vera). Técnico: António Oliveira.
Motivo: oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de junho de 2024 (terça-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio António Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA) e Celso Luiz da Silva
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Transmissão: Premiere
Gols:
Yuri Alberto, para o Corinthians (15 min 1ºT e (15 min 2ºT)
Cacá, contra (23 min 2ºT), e Shaylon (47 min 2ºT) para o Atlético-GO
Cartões amarelos:
Baralhas, do Atlético Goianiense
Rodrigo Garro, Carlos Miguel e Gustavo Henrique, do Corinthians
Cartões vermelhos:
Gustavo Henrique, do Corinthians