A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta quarta-feira (15), a paralisação do Campeonato Brasileiro. As próximas duas rodadas da competição foram suspensas. Até o dia 27 de maio, jogos do torneio não serão disputados. A decisão foi tomada por conta da situação envolvendo os clubes do Rio Grande do Sul, estado que sofre desde o fim de abril com fortes chuvas e seus impactos.
Dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro, 15 foram favoráveis e informaram à CBF o apoio à pausa. Apenas cinco times não fizeram a comunicação formal com a entidade: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
Posicionamento dos clubes
Bragantino
Oficialmente, o Bragantino não falou sobre a paralisação. Em reunião com integrantes da Libra, o clube paulista deixou claro que seguiria os demais clubes do grupo. Como não houve consenso, o clube optou por não se manifestar.
Corinthians
O Corinthians não falou oficialmente sobre o assunto.
Flamengo
Após a vitória do Flamengo sobre o Corinthians, no Maracanã, no último sábado (11), o diretor de futebol do Rubro-Negro, Bruno Spindel, concedeu entrevista coletiva na qual confirmou a posição do clube contrária à paralisação do Campeonato Brasileiro devido às chuvas que atingiram a região Sul do Brasil.
“A gente entende que, continuando a trabalhar, exercendo nossa atividade, podemos ajudar mais ainda do que se estiver parado. Tem uma série de outras atividades no Brasil que não foram paralisadas pela catástrofe. Estão todos tentando ajudar da melhor forma, e o Flamengo entende que pode ajudar muito mais se o campeonato seguir”, disse Spindel.
Palmeiras
No último domingo (12), o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, posicionou-se contra a paralisação do Campeonato Brasileiro em meio à tragédia vivida no Rio Grande do Sul. O gestor chegou a lembrar do cenário vivido no futebol nacional com a pandemia provocada pela Covid-19, em que as equipes passaram por um aperto financeiro.
“Será que todas aquelas pessoas que dependem do futebol seriam capazes de suportar um período de não futebol? Será que todos os trabalhadores que dependem do que está em torno do futebol seriam capazes de suportar o momento? Tivemos um exemplo recente e sabemos quanto os clubes sofrerem quando pararam”, disse Anderson Barros.
São Paulo
O presidente do São Paulo se posicionou, nesta quarta-feira (15), contra a paralisação do campeonato brasileiro. Julio Casares estava aguardando a reunião do próximo dia 27 para debater o tema com as demais equipes, porém deu a seguinte declaração:
“Esse é um tema difícil. Toda solução para esse tema tem dificuldades. O que precisamos entender é que a CBF, que organiza o campeonato, convocou um conselho técnico para o dia 27 e lá vai ser o fórum de discussão. O ato humanitário está aí, ele não desassocia do futebol. O ato do simbolismo, e muitos falam em paralisar o campeonato, eu não sei o quanto isso pode contribuir de forma pragmática. O fórum é dia 27, o conselho técnico que foi convocado, e é lá que vamos discutir. O que o futebol pode fazer continuando? O que o futebol pode fazer parando? Seria apenas um ato emblemático, um simbolismo?”, disse.
Pausa no Brasileirão
A sétima rodada do Brasileirão seria disputada de sábado (18) a segunda-feira (20). Já a oitava seria disputada entre os dias 25 e 26 de maio.
Em 7 de maio, já por conta de sucessivos adiamentos em razão das chuvas no RS, a CBF suspendeu por 20 dias, até o dia 27, os jogos de Grêmio, Internacional e Juventude em todos os torneios nacionais, seja no feminino ou no masculino.
Jogos das rodadas 7 e 8 do Brasileirão
7ª rodada
- Grêmio x RB Bragantino
- Atlético x Bahia
- Vitória x Atlético-GO
- Fluminense x Juventude
- Vasco x Flamengo
- Corinthians x Botafogo
- São Paulo x Cruzeiro
- Fortaleza x Athletico-PR
- Cuiabá x Internacional
- Criciúma x Palmeiras
8ª rodada
- Internacional x São Paulo
- Cruzeiro x Cuiabá
- Bahia x Fortaleza
- Flamengo x Fortaleza
- Flamengo x Grêmio
- Botafogo x Fluminense
- Palmeiras x Vasco
- RB Bragantino x Atlético
- Athletico-PR x Criciúma
- Atlético-GO x Corinthians
- Juventude x Vitória