A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, na tarde desta terça-feira (7), que todos os jogos dos clubes gaúchos serão adiados. A decisão, que influencia nos calendários das Séries A, C e D do Campeonato Brasileiro, é válida até o dia 27 de maio.
“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024", informou a CBF.
Como a Itatiaia revelou,
A CBF consultou todos os presidentes de clubes da Série A. Não houve consenso sobre a paralisação total da competição. O problema é que os jogos serão remarcados para Datas Fifas, quando jogadores estão convocados para Seleções nacionais. Com a paralisação parcial, somente dos gaúchos, não serão todos os times afetados com desfalques na reposição desses confrontos que serão adiados.
Houve a sugestão da CBF para que Inter, Grêmio e Juventude treinassem e jogassem em outro estado, a opção dada prioritariamente foi Curitiba, no Paraná, mas os três clubes rejeitaram. Informaram que seus jogadores não poderiam ficar longe de suas casas e familiares em meio à tragédia, e também que haveria desvantagem técnica em atuar como mandante em campos neutros.
A CBF também adiou partidas de Ypiranga, São José e Caxias, pela Série C, e de Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas pela Série D. Isso já ocorreu no último final de semana.
Previsão de novas datas
Os
Não há partidas da elite nacional marcadas para esse período, portanto os confrontos adiados devem ser encaixados nele.
As Datas-Fifa de setembro, outubro e novembro, quando também não haveria jogos do Brasileiro, devem ser preenchidas com as rodadas atrasadas.
Adiamento de jogos continentais
A capital Porto Alegre está debaixo de água e o aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Há muita água nas pistas e no saguão.
Os estádios de Grêmio e Internacional estão inundados, assim como os centros de treinamento, impossibilitando que os jogadores trabalhem.
Grêmio e Inter tiveram seus jogos neste meio de semana, contra Huachipato-CHI, pela Libertadores, e Real Tomayapo-BOL, pela Sul-Americana, adiados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para datas ainda incertas.
A Conmebol também deve adiar os confrontos da semana que vem, do Tricolor contra o Estudiantes-ARG, e do Inter frente ao Delfín-EQU, que estão marcados para Porto Alegre.