Ouvindo...

CBF adia jogos de clubes gaúchos até o dia 27 de maio

Entidade comunicou a decisão na tarde desta terça-feira (7)

Estádio Beira-Rio, do Internacional, coberto por água após alagamentos no RS

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, na tarde desta terça-feira (7), que todos os jogos dos clubes gaúchos serão adiados. A decisão, que influencia nos calendários das Séries A, C e D do Campeonato Brasileiro, é válida até o dia 27 de maio.

“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024", informou a CBF.

Como a Itatiaia revelou, as diretorias de Inter e Grêmio pediram ajuda a outros clubes para pressionar a CBF pelo adiamento total da competição. Não houve, entretanto, unanimidade entre os dirigentes sobre o assunto. O único a se pronunciar publicamente favorável a isso foi o presidente do Atlético, Sérgio Coelho. Ao todo, serão afetadas três rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro.

A CBF consultou todos os presidentes de clubes da Série A. Não houve consenso sobre a paralisação total da competição. O problema é que os jogos serão remarcados para Datas Fifas, quando jogadores estão convocados para Seleções nacionais. Com a paralisação parcial, somente dos gaúchos, não serão todos os times afetados com desfalques na reposição desses confrontos que serão adiados.

Houve a sugestão da CBF para que Inter, Grêmio e Juventude treinassem e jogassem em outro estado, a opção dada prioritariamente foi Curitiba, no Paraná, mas os três clubes rejeitaram. Informaram que seus jogadores não poderiam ficar longe de suas casas e familiares em meio à tragédia, e também que haveria desvantagem técnica em atuar como mandante em campos neutros.

A CBF também adiou partidas de Ypiranga, São José e Caxias, pela Série C, e de Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas pela Série D. Isso já ocorreu no último final de semana.

Previsão de novas datas

Os jogos adiados da Série A, segundo apurou a Itatiaia, devem ocorrer em Datas-Fifa, a primeira delas entre os dias 3 e 10 de junho. Nesse período ocorrerá uma Data-Fifa de amistosos das Seleções, no caso das Sul-Americanas em preparação para a Copa América, que será no fim de junho e julho.

Não há partidas da elite nacional marcadas para esse período, portanto os confrontos adiados devem ser encaixados nele.

As Datas-Fifa de setembro, outubro e novembro, quando também não haveria jogos do Brasileiro, devem ser preenchidas com as rodadas atrasadas.

Adiamento de jogos continentais

A capital Porto Alegre está debaixo de água e o aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Há muita água nas pistas e no saguão.

Os estádios de Grêmio e Internacional estão inundados, assim como os centros de treinamento, impossibilitando que os jogadores trabalhem.

Grêmio e Inter tiveram seus jogos neste meio de semana, contra Huachipato-CHI, pela Libertadores, e Real Tomayapo-BOL, pela Sul-Americana, adiados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para datas ainda incertas.

A Conmebol também deve adiar os confrontos da semana que vem, do Tricolor contra o Estudiantes-ARG, e do Inter frente ao Delfín-EQU, que estão marcados para Porto Alegre.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.