Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vasco vence o Grêmio na estreia na Série A do Brasileiro, em São Januário

Cruzmaltino é avassalador no primeiro tempo, domina as ações, e inicia o Brasileirão com o pé direito: vitória por 2 a 1

O Vasco deixou uma boa impressão para a torcida na estreia na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (14), em São Januário, o Cruzmaltino venceu o Grêmio, por 2 a 1, para a festa do torcedor.

Os gols foram marcados por David e Matheus Carvalho, ainda no primeiro tempo, em um duelo marcado por polêmicas da arbitragem. Na segunda etapa, o Grêmio pressionou e diminuiu com Gustavo Martins.

O Vasco soma três pontos, enquanto o Grêmio fica zerado no torneio.

Arbitragem confusa

A arbitragem de Flávio Rodrigues foi motivo de reclamação em São Januário. Primeiro, ele marcou pênalti em Rossi, mas com a correção do VAR anulou por simulação. Depois, em toque de mão de Lucas Piton na área, mesmo vendo o monitor, ele assinalou jogada não-intencional.

Já no segundo tempo, foi a vez do Vasco reclamar de pênalti em Galdames. O lance não foi assinalado, porque Flávio Rodrigues pegou falta de Vegetti no início da jogada.

Leia também

Kannemann dá susto

O técnico Renato Gaúcho teve uma importante perda logo nos primeiro minutos de jogo. Após choque de cabeça na área com Mateus Carvalho, o argentino ficou com dores e em seguida caiu no gramado. Ele teve que ser substituído por Gustavo Martins.

O defensor gremista será reavaliado pelo departamento médico do Grêmio. A cena preocupou em São Januário.

Pressão do Vasco dá resultado

Desde o primeiro minuto sufocando o Grêmio, o atacante Rossi se jogou na área em dividida com Gustavo Martins e o árbitro assinalou penalidade. O VAR chamou e a decisão foi corrigida com cartão amarelo para o camisa 31.

Entretanto, o lance foi uma prova que o Vasco encurralava os gaúchos e o gol saiu. O mesmo Rossi cruzou na área, Marchesín rebateu e David de primeira afundou as redes em São Januário para colocar o Cruzmaltino em vantagem: 1 a 0.

Surpresa de Ramón amplia para o Vasco

Se o Grêmio já não via a bola antes do gol de David, parece que sentiu ainda mais o golpe. Em cima desde o primeiro minuto da partida, a equipe de Ramón Díaz foi premiada com o segundo gol e a explosão da torcida em São Januário.

Mateus Carvalho pegou de primeira cobrança de escanteio de Rossi e ampliou para o Cruzmaltino. Contratado no ano passado por empréstimo junto ao Náutico, e comprado neste ano, o jovem camisa 85 marcou seu primeiro gol como profissional.

Vale lembrar, que Matheus Carvalho foi a surpresa na escalação de Ramón Díaz, já que Zé Gabriel, com fadiga muscular, acabou ficando fora da relação para o duelo de sábado (13).

Grêmio coloca emoção no jogo

Na volta para a segunda etapa, o Vasco diminuiu o ritmo com a vantagem no marcador e viu o Grêmio começar a jogar. Na parte defensiva, o time gaúcho seguia com os mesmos erros do primeiro tempo.

Porém, a partida ganhou contornos de emoção aos 22 minutos da etapa complementar. Cuiabano lançou bola na área e Gustavo Martins apareceu sozinho para diminuir para Grêmio: 2 a 1.

Vasco segura a vitória

Sentindo a pressão do Grêmio, o Vasco recuou, deu a bola para o adversário e administrou a importante vantagem. A equipe chegou em alguns bom contra-ataques, enquanto o Tricolor gaúcho apostava nos cruzamentos. A defesa cruzmaltina levou a melhor e garantiu os três pontos.

Próximos jogos

Pela segunda rodada do Brasileiro, o Vasco visita o Red Bull Bragantino, na quarta-feira (17), em Bragança Paulista, às 19h (de Brasília).

O Grêmio, por sua vez, faz o primeiro jogo ao lado do torcedor na Arena do Grêmio. Também na quarta-feira, e no mesmo horário, o Tricolor encara o Athletico-PR.

Vasco 2x1 Grêmio

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique (Rojas), Medel (João Victor), Léo e Lucas Piton; Mateus Carvalho, Sforza e Galdames (JP); Rossi (Rayan), David (Adson) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Kannemann (Gustavo Martins) e Cuiabano (Zé Guilherme); Villasanti, Dú Queiroz e Cristaldo; Soteldo (Gustavo Nunes), Pavon (Nathan Fernandes) e Diego Costa (João Pedro Galvão). Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: David (aos 24min do 1ºT), Mateus Carvalho (aos 36min do 1ºT) para o Vasco;
Gustavo Martins (aos 22min do 2ºT) para o Grêmio
Cartão amarelo: Rossi, Sforza e João Victor (VAS); João Pedro Galvão (GRE)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo da 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 14 de abril de 2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Arbitro de vídeo: Daiane Muniz (Fifa/SP)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais