O Botafogo se pronunciou nesta quinta-feira (27) sobre a notificação da FIFA referente ao transfer ban por dívida com o Guaraní-PAR. O Glorioso alegou “falha de comunicação” nos pagamentos pela compra de Segovinha. Além disso, o clube afirmou que o banimento não terá impacto nas próximas três janelas de transferências, como divulgado.
Veja pronunciamento do Botafogo sobre o transfer ban
“1. O Botafogo foi notificado pela FIFA sobre um transfer ban referente a uma disputa jurídica com o Club Guaraní, sobre os direitos econômicos de Matias Segovia, até que esta questão fosse resolvida.
2. O motivo desta notificação foi uma falha de comunicação no processo.
3. Esta falha de comunicação, bem como a disputa jurídica, foram resolvidas nesse meio tempo.
4. Por esse motivo, o Botafogo não será afetado por esse transfer ban nas próximas janelas de transferências”, divulgou o Botafogo.
Transfer ban
A inclusão do Botafogo na lista do “transfer ban” aconteceu nesta quarta (26), data na qual o clube quitou a dívida com o Guaraní, de 452 mil dólares, cerca de R$ 2,6 milhões. Uma vez reconhecida a quitação da dívida, a Fifa deve retirar o clube carioca desta condição.
A sanção aplicada pela Fifa não impacta as condições de jogo dos reforços já contratados e regularizados pelo Botafogo em 2025, como Jair, Santiago Rodríguez e Artur, entre outros.
Desta forma, o técnico Renato Paiva deve contar com força máxima para a sua estreia no comando do Glorioso. A partida será contra o Palmeiras, no domingo (30), pelo Brasileirão.
Investimento
Atual campeão da América e do Brasil, o Botafogo investiu cerca de R$ 500 milhões em reforços para o elenco em 2025. O Alvinegro espera brigar pelos títulos mais uma vez em 2025.
O Lyon, da França, que também faz parte da Eagle Holding Football, rede de clubes de John Textor, também está impedido de realizar contratações por conta da situação financeira.