Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo pode não classificar-se para a Copa do Brasil de 2026; veja o cenário

Alvinegro encerra Taça Guanabara em nono colocado e fica fora até mesmo da disputa da Taça Rio

O capitão Marlon Freitas e o volante Marlon Freitas, do Botafogo, em São Januário

Pelo terceiro ano consecutivo, o Botafogo não classificou-se para as semifinais do Campeonato Carioca. Em campanha ainda pior dos que as últimas duas edições, o Alvinegro ficou fora até mesmo da Taça Rio, disputada pelos times da quinta à oitava posição. Assim, o Glorioso corre o risco de não classificar-se para a Copa do Brasil em 2026.

O Campeonato Carioca garante cinco vagas na Copa do Brasil de 2026: quatro para os classificados para as semifinais e uma para o vencedor da Taça Rio. Confira a tabela completa!

Agora, para classificar-se para a Copa do Brasil do ano que vem, o Botafogo precisa garantir uma vaga na Copa Libertadores - seja via Brasileirão, Copa do Brasil ou pela própria Libertadores.

Leia também

Ou seja, caso o Botafogo seja campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores em 2025 garantirá vaga na Copa do Brasil de 2026. Outra chance é garantir a vaga na Libertadores de 2026 via Campeonato Brasileiro, terminando a temporada na zona de classificação.

As últimas campanhas no Estadual

Fora da semifinal do Estadual, o Botafogo precisará disputar a Taça Rio, que já teve peso maior em outros formatos de disputa do Campeonato Carioca.

Em 2023 e 2024, mesmo atuando com equipes alternativas, o Alvinegro venceu os demais concorrentes. Ao receber o troféu, a celebração foi tímida.

Últimas campanhas do Botafogo na Taça Guanabara:
  • 2023: 5º colocado com 19 pontos - Venceu Portuguesa e Audax Rio e conquistou a Taça Rio
  • 2024: 5º colocado com 20 pontos - Venceu Sampaio Corrêa e Boavista e conquistou a Taça Rio
  • 2025: 9º colocado com 13 pontos - Não classificou-se nem para a Taça Rio

Estadual não é prioridade para a SAF

Administrada por John Textor desde 2022, a SAF do Botafogo não coloca a disputa do Estadual como uma das prioridades da temporada. O próprio empresário deixa claro em entrevistas.

A ideia é de que o elenco profissional utilize o Campeonato Carioca como parte da pré-temporada, visando os principais torneios, como Brasileirão, Libertadores e Super Mundial em 2025.

A campanha ruim do Botafogo, contudo, não passa só por isso. O time disputou as primeiras rodadas com uma equipe alternativa enquanto o elenco principal ainda estava de férias.

Com a apresentação tardia em relação ao rivais, por conta da disputa do Mundial de Clubes em dezembro, os resultados seguiram abaixo do esperado sob comando de Carlos Leiria, do Sub-20.

Com a indefinição no comando técnico e muitas mudanças no elenco, o Botafogo também não conseguiu os pontos necessários sob comando de Cláudio Caçapa nas últimas duas rodadas.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.