Ídolo do Botafogo, Gatito Fernández foi anunciado como novo reforço do Cerro Porteño-PAR. Após sete temporadas defendendo o Glorioso, o goleiro de 36 anos retorna ao clube que o revelou.
A diretoria alvinegra iniciou negociações pela renovação do vínculo de Gatito, que se encerra em 31 de dezembro, mas o jogador optou pela proposta feita pelo Ciclón.
No Botafogo, Gatito perdeu espaço nas últimas duas temporadas. O atleta, que é titular da seleção do Paraguai, tem o desejo de atuar mais jogos visando a Copa do Mundo de 2026.
Goleiro deixa o Glorioso como ídolo
No elenco que fez história em 2024, Gatito Fernández era o jogador mais longevo do Botafogo e um dos mais identificados com o clube e com a torcida. Foram 218 jogos com a camisa do clube.
Atuando em alto nível, Gatito tornou-se o estrangeiro com mais atuações pelo Botafogo, foi decisivo em campanhas da Série B de 2021, da Libertadores de 2017 e do título do Carioca em 2018.
¡Gatito Fernández vuelve a casa! 🐱🏟️ pic.twitter.com/OT20Xm3Tp5
— Club Cerro Porteño (@CCP1912oficial) December 25, 2024
Em 2024, foram 22 jogos, a maior parte deles durante lesão de John no primeiro semestre. A despedida de Gatito, contudo, coroou a trajetória do goleiro paraguaia.
Na 37ª rodada do Brasileirão, o camisa 1 substituiu John, suspenso, e teve atuação brilhante na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio, ajudando na conquista do Brasileirão.
De olho em 2025
As conquistas da América e do Brasil permitirão ao Botafogo buscar três taças inéditas em 2025: a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Super Mundial de Clubes. Além disso, o Glorioso disputará o Carioca, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
A virada do ano, contudo, significará uma nova reformulação do elenco. Além de Gatito, Almada, Tchê Tchê e Eduardo também já deixaram a equipe. Há outras negociações em andamento e saídas certas.