Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Com saída de Cuesta, defesa do Botafogo passa por reformulação quase completa

Principais nomes do Alvinegro, que fez um primeiro turno histórico e despencou na reta final do Brasileirão, não iniciam a atual temporada no clube

Lucas Halter chega ao Botafogo com a responsabilidade de substituir Adryelson, vendido ao Lyon-FRA

Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal: o setor defensivo que atuou junto a maior parte da última temporada já não existe mais. Nesta quarta (10), Tiago Nunes inicia as atividades com o elenco em Itu sem a presença de quatro destes atletas. O último a integrar a “barca” será Cuesta, que sequer se reapresentou em 2024 e pelo qual o Alvinegro tem ofertas.

Cuesta terminou 2023 como um dos símbolos da queda do Botafogo no Brasileirão. Isso fez com que o zagueiro deixasse de fazer parte dos planos para 2024. Vale destacar que, em abril do ano passado, a diretoria investiu na contratação em definitivo do argentino, que até então atuava por empréstimo do Internacional.

Agora, o Botafogo quer recuperar parte dos recursos investidos em Victor Cuesta e, no momento, tem conversas com o Bahia e com o Inter Miami, dos Estados Unidos.

Lucas Perri e Adryelson foram negociados com o Lyon, da França, clube que também pertence ao empresário John Textor, proprietário da SAF alvinegra. Nesta terça (9), John e Lucas Halter foram oficialmente apresentados como reforços e são “os caras” que chegam para substituir a dupla citada.

Já o lateral-direito Di Plácido, que atuou em 2023 praticamente sem concorrência na posição devido à lesão sofrida por Rafael, não despertou o interesse do Botafogo, que sequer fez uma oferta ao Lanús, da Argentina, para ficar com o jogador.

Alexander Barboza é uma das caras novas do Botafogo para a temporada de 2024

A nova linha defensiva

Desta forma, uma das missões de Tiago Nunes é reconstruir o setor defensivo. Como citado pelo próprio diretor de futebol André Mazzuco, John e Lucas Halter foram contratados para substituírem Perri e Adryelson, enquanto o argentino Alexander Barboza chega para a posição de seu compatriota Cuesta, com Jefferson e Bastos como opções neste momento.

O lado direito é uma preocupação, uma vez que Rafael não conseguiu ter sequência devido às lesões sofridas desde que chegou ao Botafogo, ainda para disputar a Série B de 2021. Uma alternativa é Mateo Ponte, contratado no segundo semestre de 2023 após participar da conquista do Mundial Sub-20 pelo Uruguai.

O jovem lateral, contudo, inicia o ano fora da pré-temporada do Botafogo, já que está a serviço de Marcelo Bielsa, que comandará a seleção celeste no Torneio Pré-Olímpico.

Marçal pode ser o único remanescente da linha defensiva de 2023 no Botafogo de 2023

Marçal e Hugo são os nomes para o lado esquerdo. Apesar de ser um dos líderes do elenco e mais experiente, o primeiro citado não fez um bom 2023 e terá a concorrência do mais jovem, formado nas divisões de base do Glorioso.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.