A queda vertiginosa do Botafogo na Série A do Campeonato Brasileiro pode ter uma explicação direta: a falta de atenção e as atuações da equipe no segundo tempo de cada partida. Nos últimos 12 jogos da competição, a equipe só conseguiu marcar gol em três oportunidades. Desta forma, venceu apenas o América, empatou com o Goiás e perdeu para o Grêmio.
As derrotas recentes passam muito pelas atuações vexatórias na etapa complementar do confrontos. Contra o América, o Botafogo saiu empatando por 1 a 1 nos primeiros 45 minutos, mas venceu com gol de Júnior Santos na etapa final. Diante do Goiás, foi para o intervalo perdendo, mas Tiquinho Soares empatou. Diante do Grêmio, abriu vantagem de 3 a 1 nos minutos iniciais do segundo tempo e levou a virada para 4 a 3.
Tirando os jogos que conseguiu marcar no segundo tempo, o Botafogo viu a sequência de derrotas aumentar a cada rodada por não conseguir deixar sua marca na etapa final. Perdeu para o Palmeiras por 4 a 3, além de ver o Cuiabá vencer no segundo tempo por 1 a 0. Para o Vasco, o gol foi sofrido ainda no primeiro tempo, assim como diante do Athletico, no empate por 1 a 1.
Contra o Flamengo, o Botafogo foi para a segunda etapa com a igualdade em casa, mas quem marcou no segundo tempo foi Bruno Henrique. Enquanto a equipe perdeu para Corinthians e Atlético, ambos por 1 a 0, com gols nos 45 minutos finais.
Por fim, o mais novo tropeço no segundo tempo aconteceu diante do Red Bull Bragantino. Depois de ir ao intervalo com 2 a 1 no placar, o Botafogo recuou e deixou os paulistas empatarem nos acréscimos do segundo tempo. Dessa vez, a equipe deixou a liderança depois de 31 rodadas.
“Tomamos um gol no início e recuperamos já no primeiro tempo. Infelizmente levamos o empate nos minutos finais, até pela qualidade do adversário. Tivemos esse cuidado com a bola aérea, mas no lance a bola desviou e tirou nosso jogador que estava no caminho. Foi um bom jogo das duas equipes”, analisou o interino, Lucio Flavio, em sua despedida do cargo.
Próximo duelo
O próximo jogo do Botafogo é contra o Fortaleza, no Castelão, no dia 23 de novembro, às 19h (de Brasília). Se vencer, o Glorioso volta à liderança do Brasileiro, com um ponto a mais que o Palmeiras.