No duelo contra o América, nesta quarta (18), às 20h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, o Botafogo não contará com um de seus principais nomes: Tchê Tchê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, Lucio Flavio teve a Data Fifa para buscar opções e dois atletas disputam a vaga do camisa 6: Gabriel Pires e Danilo Barbosa.
Presente em 25 das 26 rodadas disputadas até o momento, Tchê Tchê é figura central no meio de campo do Alvinegro, com uma mobilidade que os demais jogadores do elenco não oferecem ao time.
Portanto, a entrada de Pires ou de Danilo Barbosa mudará a característica da equipe de Lucio Flavio.
Nas últimas partidas, ainda sob comando de Bruno Lage, Gabriel Pires vinha ganhando mais minutos. O camisa 14 tem maior qualidade no passe e se destaca nos desarmes: são 15 em oito partidas.
A entrada de Danilo Barbosa, que atua como primeiro volante, também deixará o meio de campo do Alvinegro mais “pesado”, com Marlon Freitas atuando um pouco mais à frente do que o habitual.
Após um primeiro turno de bastante participação com Luís Castro, Danilo perdeu espaço nos últimos meses. No segundo turno, só atuou por 12 minutos somando os jogos contra Fluminense e Bahia.
Mudança na formação
Uma terceira alternativa para Lucio Flavio seria colocar um outro meio-campista ou até mesmo um atacante, mudando a formação da equipe do Botafogo, acostumada a este sistema de jogo. A definição será no treino desta terça (17), no CT Lonier, o último antes da viagem para Minas Gerais.
Além de Tchê Tchê, Marçal (suspenso), Diego Hernández e Matheus Nascimento (a serviço das seleções para o Pan-Americano) desfalcam o Botafogo. Hugo, portanto, será o lateral-esquerdo.
No encontro entre o líder Botafogo e o lanterna América, a bola rola às 20h (de Brasília) no Estádio Independência, em Belo Horizonte nesta quarta (18), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.