Após a demissão do técnico Bruno Lage, o Botafogo terá o comando dos interinos Lúcio Flávio e Joel Carli no clássico contra o Fluminense. Na ocasião, o líder absoluto do Campeonato Brasileiro visitará o Tricolor no domingo (8), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 26ª rodada da competição.
Apesar de não vencer há quatro rodadas, o Glorioso, com 52 pontos, ainda tem sete de vantagem para o vice-líder do Brasileirão, o RB Bragantino, com 45. O Grêmio e o Palmeiras, terceiro e quarto colocados da elite do futebol nacional, têm 44 pontos cada.
Mesmo com a instabilidade do time na “Era Bruno Lage”, o Botafogo registra quase 70% de chances de ser campeão brasileiro. Os cálculos são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em agosto, com o fechamento do primeiro turno, a probabilidade de título chegou aos 90%.
Conforme a UFMG, RB Bragantino, Grêmio e Palmeiras, somados, têm 23,2% de chance de erguer o título do Campeonato Brasileiro ao final da temporada.
Chances de título do Brasileirão
Botafogo: 69,7%
RB Bragantino: 9,1%
Grêmio: 8%
Palmeiras: 6,1%
Flamengo: 2,6%
Fluminense: 1,8%
Atlético: 1,2%
Obs: os times com menos de 1% de chance não foram considerados
Botafogo com interinos no comando
Apoiados por elenco e diretoria, Lucio Flavio e Joel Carli assumem a responsabilidade de dirigir o Botafogo na busca pelo título nacional, que não vem há 28 anos, a 13 rodadas do fim do Brasileirão. Identificados com o clube, os profissionais falaram sobre o desafio que terão em suas novas funções.
A aposta em Lucio Flavio passa pelo conhecimento do treinador do elenco e da participação do mesmo na passagem de Luís Castro e na transição após a saída do português, em junho. A ideia do interino e da direção é devolver ao time ao caminho trilhado antes da chegada de Bruno Lage.
"É ampliarmos nosso foco nessa permanência na liderança. Sabemos que todas as equipes que estão em disputa buscam essa referência no Botafogo, mas pela capacidade, pela força que o grupo tem, temos que dar as condições para que possam cada vez mais despontar e fazer o trabalho deles ter um rendimento cada vez maior”, afirmou Lucio Flavio, a Botafogo TV, sobre os objetivos na temporada.
Carli, que até junho dividia o vestiário como jogador, já vinha se preparando para assumir novas funções no clube, realizando cursos técnicos ao longo dos últimos anos. O desafio de assumir uma função no time principal veio em menos de seis meses, e o ex-zagueiro colocou-se à disposição.
“Sempre que o Botafogo precisar de mim estarei aqui para ajudar. Conheço todo o grupo de jogadores, estafe, comissão, sei o quanto se entregam, o quanto se dedicam, o comprometimento que tem. É uma honra trabalhar e ajudar o Lucio Flavio e agora é momento de trabalhar muito e falar pouco em busca dos nossos objetivos”, finalizou Carli, que exercia papel de liderança entre os atletas.