O lateral-direito Rafael não deve mais atuar pelo Botafogo em 2023. Na noite de segunda (3), o atleta passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e, segundo informado pelo clube, o prazo de recuperação é de até seis meses. O procedimento cirúrgico foi acompanhado pelos médicos do Alvinegro.
Com a grave lesão de Rafael, que passou por uma reconstrução do tendão patelar, o Botafogo só tem um lateral-direito à disposição no elenco profissional: Di Plácido. Assim, a diretoria já está no mercado atrás de uma oportunidade, mas a contratação de um nome para a posição não é certa -
A lesão de Rafael foi muito lamentada internamente. Além do jogador viver um bom momento, em evolução, o atleta é muito querido entre os atletas e, desde que chegou ao Botafogo, em 2021, já sofreu outras duas lesões graves. Em janeiro de 2022, passou por uma cirurgia no tendão de Aquiles.
Em agosto daquele ano, um mês depois de voltar ao jogos, ainda de maneira gradual, sofreu uma fratura na face. Vale ressaltar que o contrato de Rafael com o Botafogo é válido até dezembro de 2023.