Sem dificuldades, o Botafogo atropelou o Universidad César Vallejo-PER,
O Botafogo volta a campo agora pela Série A do Campeonato Brasileiro, na segunda-feira (24), diante do Bahia, em Salvador. No nacional, o Glorioso também venceu sua primeira partida e busca manter os 100% de aproveitamento. Na Copa Sul-Americana, os comandados de Luís Castro voltam a campo no próximo dia 4, diante dos equatorianos, no Rio de Janeiro, em confronto fundamental pela liderança.
O César Vallejo, por sua vez, com zero pontos em dois jogos, encara o Magallanes-CHI, que soma um ponto, no dia 2 de maio, fora de casa. Pelo Campeonato Peruano, a equipe de Trujillo enfrenta o Deportivo Municipal, na segunda-feira.
Domínio total do Botafogo
Jogando em casa contra um frágil César Vallejo, o Botafogo pressionou desde os primeiros minutos. Apesar de manter a bola, o Alvinegro pouco conseguiu finalizar nos primeiros dez minutos. Com o meio de campo congestionado e com os peruanos abusando das pancadas, foi necessário Danilo Barbosa arrancar, se livrar de dois jogadores e rolar para Victor Sá, em seu retorno, marcar um lindo gol.
Depois de 20 minutos marcando alto, o Botafogo começou a dar mais espaços para os peruanos, porém a falta de qualidade da equipe de Loco Abreu ajudava o Botafogo, sem oferecer perigo ao gol de Lucas Perri.
Com facilidade, Victor Sá escapou e foi derrubado dentro da área por Villacorta. O juiz marcou pênalti e o defensor que já tinha cartão amarelo foi expulso. Na cobrança, Tiquinho Soares bateu com precisão e ampliou para o Botafogo.
Iluminado, Eduardo marca seu sétimo gol
O Botafogo, que já tinha total domínio da partida, seguiu em cima na segunda etapa. A equipe de Loco Abreu seguiu abusando das faltas e em uma delas foi castigada mais uma vez. Após falta na entrada da área, Eduardo cobrou com perfeição e ampliou para a equipe. Foi o sétimo gol em nove jogos do camisa 33 na temporada.
A pressão do Botafogo, em busca de saldo de gols, seguiu. Como a LDU aplicou 4 a 0 no Magellanes, o Alvinegro precisava encostar nos equatorianos neste quesito. Mesmo com Castro poupando alguns titulares, a equipe martelou o gol de César Vallejo. Tche Tche chutou a bola, pegou na mão de Garcés e o árbitro marcou pênalti. O defensor recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O próprio Tche Tche cobrou a penalidade e fez o quarto gol para o Botafogo.
Nove jogos sem perder
A fase do Glorioso na temporada é avassaladora. Com a vitória sobre os peruanos, a equipe chegou a nona partida sem perder. Depois de vencer Ypiranga, na Copa do Brasil, e São Paulo, no Brasileiro, o triunfo na Sul-Americana foi o sétimo nas últimas nove partidas, com dois empates apenas.
Botafogo 4x0 César Vallejo-PER
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Cuesta, Adryelson e Rafael; Danilo Barbosa (Tche Tche), Lucas Fernandes e Eduardo (Raí); Victor Sá (Luís Henrique), Junior Santos (Gustavo Sauer) e Tiquinho Soares (Janderson). Técnico: Luís Castro.
Universidad César Vallejo-PER
Grado; Vázques, Garcés, Cabello e Ascues; Fuentes (Ángel Rodríguez), Villacorta, Ysique e Rodríguez; Olaya (Quiñonez) e Mena (Ramírez). Técnico: Loco Abreu.
Gols
Victor Sá (14min 1ºT), Tiquinho Soares (47min 1ºT), Eduardo (11min 2ºT), Tche Tche (27min 2ºT) para o Botafogo
Cartões amarelos: Ysique, Villacorta, Rodríguez,Garcés (César Vallejo)
Cartão Vermelho: Villacorta e Garcés (César Vallejo)
Motivo: Segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 20 de abril de 2023 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Árbitro: Maximiliano Ramirez
Auxiliares: Gabriel Chade e Sebastian Rainieri
Arbitro de vídeo: Hernan Mastrangelo