O ano de 2024 foi bom para o
“Em Manchester, quando fizemos a programação do ano, era algo distante conseguir chegar nessa posição. Depois da primeira parte do campeonato, passou a ser algo real. Mostra que o Campeonato Brasileiro é imprevisível. Foi um ano bom para o Bahia, melhor que 2023. Temos que nos preparar para que 2025 seja superior”, afirmou o comandante, em entrevista coletiva.
Apesar desse entendimento, Ceni acredita que faltou um título para coroar a temporada tricolor. O clube foi derrotado na final do Campeonato Baiano, caiu na semifinal da Copa do Nordeste e foi eliminado da Copa do Brasil nas quartas de final.
“Faltou um título. Teria dado solidificação para a sequência. O time infelizmente oscilou mais do que o normal na segunda parte do Brasileiro. Como programação do que tinha sido feito, chegar à Libertadores é importante. Tem que planejar querer mais para o próximo ano. Outubro e novembro não foram bons meses para gente. Entendemos que podemos evoluir, melhorar, mas entregamos algo importante para a história do clube”, comentou Ceni.
Projeção para Libertadores
O treinador também fez uma projeção para a disputa da Libertadores. Como terminou o Brasileirão em oitavo, o Bahia começará o certame numa fase preliminar, com mata-mata logo de cara.
"É um desafio sempre. É um sorteio. Você pode cair com um time que já foi campeão da Libertadores. Hoje, todo mundo está feliz. Quando chegar em fevereiro, todo mundo só estará feliz se você passar de fase. Isso requer acelerar um pouco o processo de montagem para o elenco do ano que vem. Essa Pré-Libertadores é difícil. Você tem que torcer para o sorteio trazer um benefício. Para o Bahia, vai ser uma experiência nova. Temos que fazer disso algo corriqueiro”, destacou.
Pré-temporada
O Bahia fará a pré-temporada na cidade de Girona, na Espanha. As datas de ida e volta da viagem ainda não foram definidas. Em 2025, o clube disputará o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Libertadores.
“A partir de amanhã, começaremos a planejar 2025. As copas são importantes, o estadual é importante, mas o foco sempre está ligado no Campeonato Brasileiro”, projetou Ceni.