Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Libertadores terá dois clubes do Nordeste pela primeira vez na história

Fortaleza e Bahia disputarão a edição de 2025 do torneio continental

Fortaleza e Bahia estarão na Libertadores de 2025

A Copa Libertadores da América terá, em 2025, dois clubes do Nordeste pela primeira vez em sua história. Após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Bahia confirmaram suas presenças no torneio continental do ano que vem.

O Tricolor cearense terminou o Brasileirão na quarta posição, com 68 pontos, e está classificado para a fase de grupos. Já o Tricolor baiano, que ficou com a oitava posição da Série A, com 53 pontos, disputará a fase preliminar do certame internacional.

O Leão fará sua terceira participação na Libertadores, já que disputou a competição nos anos de 2022 e 2023. O Esquadrão de Aço, por sua vez, marcará presença pela quarta vez - as outras três foram em 1961, 1963 e 1989.

Leia também

Bahia tem a melhor campanha

A melhor campanha de um nordestino no maior torneio da América do Sul pertence ao Bahia, que chegou as quartas de final em 1989. Na ocasião, o time tricolor foi eliminado pelo Internacional.

Outras campanhas de destaque pertencem a Fortaleza (oitavas de final de 2022) e Sport (oitavas de final de 2009). Nunca um time do Nordeste foi campeão do torneio.

Calendário da Libertadores 2025

A primeira fase da Libertadores de 2025 - da qual o Bahia participará - está prevista para acontecer nos dias 5 e 12 de fevereiro, com jogos de ida e volta. Os confrontos ainda não foram definidos.

Já a fase de grupos deve começar no dia 2 de abril e terminar em 28 de maio. O mata-mata começará em 13 de agosto, com as oitavas de final, e será encerrado em 29 de novembro, com a grande decisão. O atual campeão é o Botafogo.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.