Rogério Ceni enfrentará o Cruzeiro pela oitava vez desde que iniciou a carreira como técnico. O comandante do Bahia estará na beira do campo do Mineirão na próxima sexta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), em duelo válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.
Com base nos sete duelos que aconteceram até o momento, a Itatiaia fez um levantamento para responder à seguinte questão: o retrospecto do treinador é bom ou ruim diante da Raposa?
Juntando as passagens de Ceni por São Paulo, Fortaleza, Flamengo e Bahia, ele acumula três vitórias, um empate e três derrotas contra o Cruzeiro, com 10 gols marcados e 10 sofridos. O aproveitamento, portanto, é de 47,6%.
Apenas no comando do Rubro-Negro carioca o profissional não encontrou nenhuma vez com o time celeste.
Números pelo Bahia
Pelo Bahia, Rogério Ceni já enfrentou o Cruzeiro em duas oportunidades. No Brasileirão do ano passado, em jogo disputado no Mineirão, o Esquadrão de Aço foi goleado por 3 a 0.
O “troco” veio no campeonato deste ano, quando o time tricolor aplicou 4 a 1 na Raposa dentro da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Semana para trabalhar
O Bahia terá mais quatro sessões de treinamento antes de encarar o time celeste. De acordo com a programação divulgada pelo clube, o elenco voltará a trabalhar nesta segunda (14).
Segundo dados do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor tem 39% de chances de se classificar para a Libertadores do ano que vem. Para isso, precisa terminar a competição dentro do G6.
Retornos
O Bahia deve ter quatro retornos para o duelo contra o Cruzeiro. O meia Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão diante do Fla, e o atacante Biel, recuperado de uma lesão nas costas, são as presenças mais prováveis.
Já os volantes Nicolás Acevedo, que não atua desde dezembro do ano passado, e Rezende, em processo de transição física, aparecem como dúvidas.
Desfalques
Certo é que o técnico Rogério Ceni tem pelo menos dois desfalques para o confronto direto. O lateral-direito Santiago Arias, expulso diante do Fla, e o volante Caio Alexandre, com três cartões amarelos, estão suspensos.
Veja retrospecto completo
- São Paulo 0 x 2 Cruzeiro - Copa do Brasil de 2017
- Cruzeiro 1 x 2 São Paulo - Copa do Brasil de 2017
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo - Brasileirão de 2017
- Fortaleza 2 x 1 Cruzeiro - Brasileirão de 2019
- Cruzeiro 1 x 1 Fortaleza - Brasileirão de 2019
- Cruzeiro 3 x 0 Bahia - Brasileirão de 2023
- Bahia 4 x 1 Cruzeiro - Brasileirão de 2024