Em meio à pausa para a Data Fifa, o Bahia está 100% focado nas quartas de final da Copa do Brasil. No dia 12 de setembro, o Esquadrão enfrentará o Flamengo, no Maracanã, com a missão de fazer história na competição, já que nunca avançou à semifinal.
Para isso, a equipe treinada por Rogério Ceni terá de vencer os comandados de Tite por dois gols de diferença, pois pedeu o duelo de ida, disputado em Salvador (BA), por 1 a 0. Se vencer por um, leva a decisão para os pênaltis.
O objetivo é difícil, mas o Esquadrão tem uma espécie de trunfo para essa partida. Desde o início da Copa do Brasil de 2024, o time tricolor ainda não foi derrotado na condição de visitante.
Foram duas vitórias e dois empates do Bahia longe de seus domínios, com sete gols marcados e apenas três sofridos.
Nas duas primeiras fases, o Tricolor teve de eliminar o Moto Club-MA e o Caxias-RS fora de casa. Afinal, elas são disputadas em jogo único.
Diante dos maranhenses, os comandados de Ceni aplicaram uma sonora goleada por 4 a 0. Contra os gaúchos, o drama foi maior: empate em 2 a 2 e Bahia classificado nos pênaltis.
As duas fases seguintes foram disputadas com partidas de ida e volta. Na 3ª fase, o Esquadrão eliminou o Criciúma com uma vitória por 2 a 0 no Heriberto Hülse, em Santa Catarina, após vencer em Salvador por 1 a 0.
Já nas oitavas de final a vítima foi o Botafogo. O Tricolor conseguiu empatar no Rio de Janeiro, em 1 a 1, antes de ganhar por 1 a 0 na capital baiana e carimbar a vaga nas quartas.
Bahia como visitante na Copa do Brasil
- 1ª fase - Moto Club-MA 0 x 4 Bahia
- 2ª fase - Caxias-RS 2 x 2 Bahia
- 3ª fase - Criciúma 0 x 2 Bahia
- Oitavas de final - Botafogo 1 x 1 Bahia
Jejum incômodo
Ao longo das 35 edições da Copa do Brasil, o Bahia foi eliminado nas quartas de final em oito oportunidades e nunca avançou à semifinal. Os carrascos foram Grêmio (1989, 2012 e 2019), Flamengo (1990), Juventude (1999), Atlético (2002) e Palmeiras (2018).