Hoje um dos principais jogadores do Bahia, Everton Ribeiro não tem bom retrospecto contra o Atlético, adversário do próximo domingo (2), pela 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. É o que mostra um levantamento realizado pela Itatiaia com base nas passagens do atleta por Coritiba, Flamengo e Cruzeiro. Ele não enfrentou o clube mineiro atuando por São Caetano, Corinthians e Al Ahli.
Ao longo da carreira, o meia encontrou o Galo em 25 jogos, e acumula 10 vitórias, quatro empates e 11 derrotas. O aproveitamento é de 45,3%. Nesta quarta-feira (15), em entrevista coletiva, Everton projetou o reencontro com o antigo rival.
“Cada jogo é bem específico, tem sua dificuldade. Jogar fora de casa nunca é fácil. O adversário conhece melhor o campo, tem sua torcida para apoiar. Mas estamos fazendo bons jogos, conseguindo fazer os gols. A postura tem que ser inteligente”, afirmou.
Além disso, o camisa 10 tem apenas dois gols e duas assistências diante do clube mineiro. A última vez que balançou as redes alvinegras foi em 2018, quando atuava pelo Flamengo.
Retrospecto pelo Cruzeiro
Mesmo com a passagem de destaque pelo Cruzeiro, Everton Ribeiro não foi tão feliz contra o Atlético. Ele disputou 12 clássicos com a camisa celeste: venceu quatro, empatou três e perdeu cinco, marcou um gol e deu uma assistência.
No período, a Raposa ainda foi derrotada pelo Galo nas finais do Campeonato Mineiro de 2013 e da Copa do Brasil de 2014. Em compensação, levantou a taça do Estadual de 2014. O meia não deixou gol ou assistência em nenhuma das decisões.
Retrospecto pelo Flamengo
O retrospecto pelo Flamengo também não é positivo. Também em 12 jogos, Everton Ribeiro acumula cinco vitórias, um empate e seis derrotas contra o Atlético.
O Rubro-Negro também perdeu uma decisão no período, a da Supercopa do Brasil de 2022. Em jogo disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá, as equipes empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar, mas o Galo levou o troféu nos pênaltis.
Por outro lado, também em 2022, Everton e o Fla conseguiram avançar sobre os mineiros nas oitavas de final da Copa do Brasil. Aquele time acabaria campeão daquela edição, vencendo o Corinthians na decisão.
Retrospecto pelo Coritiba
Curiosamente, é pelo Coritiba que o meia tem a única vantagem sobre o Atlético durante toda a sua carreira. O Coxa venceu o único confronto em que Everton esteve em campo diante do Galo, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2012.
O Alviverde terminou aquela competição na 13ª posição, com 48 pontos. Foi naquele ano que o jogador se destacou e, em 2013 seguinte, acertou sua transferência para o Cruzeiro.
Atlético x Bahia
Atlético e Bahia se enfrentam no próximo domingo (2), às 16h (de Brasília), pela 7ª rodada da Série A do Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Neste momento, o Tricolor é o vice-líder da competição, com 13 pontos, enquanto o Galo ocupa a 7ª posição, com 9.