Dono de quatro títulos da Copa do Nordeste, o Bahia não quer nem pensar em repetir as últimas campanhas na competição. Nos anos de 2022 e 2023, o Esquadrão caiu na primeira fase, com 13 e 9 pontos, respectivamente. Para o técnico Rogério Ceni, ser eliminado dessa forma em 2024 seria uma “vergonha”.
“Não podemos, de jeito nenhum, ficar de fora na primeira fase”, disse, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (31), após a vitória do time sobre o Barcelona-BA, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
A estreia pelo torneio regional é no próximo domingo (4). E é também o primeiro grande teste do Bahia na temporada. O Tricolor receberá, em seu estádio, o Sport, um dos principais rivais no Nordeste.
O Leão da Ilha possui três títulos da competição, conquistados em 1994, 2000 e 2014, e vem de duas derrotas em finais consecutivas. Perdeu em 2022 para o Fortaleza e em 2023 para o Ceará.
"É jogo duríssimo. Se você não entrar no teu melhor, na máxima concentração, e na melhor condição física dos seus jogadores, você não consegue [vencer]”, alertou Rogério Ceni.
Goleiro definido
A escalação para a próxima partida ainda será definida durante os três dias de treino, mas uma coisa é certa: Marcos Felipe será o goleiro. Um revezamento tem sido feito na posição - Adriel foi o titular nos dois últimos jogos do Baianão - e a tendência é que continue dessa forma.
“Marcos Felipe continua bem e vai jogar domingo contra o Sport. Temos Adriel emprestado [pelo Grêmio] até o meio do ano. Como vamos tomar uma decisão sem botar ele para jogar? (...) Minha ideia é dividir um pouco nesse início de ano. Um joga a Copa do Nordeste, o outro mais o Campeonato Baiano. Nada impede que a gente mude isso no futuro”, explicou o treinador.
Cuesta estreia?
Ainda recuperando a forma física, o zagueiro Victor Cuesta tem chance de estrear no próximo domingo. Uma avaliação será feita nesta sexta-feira (2). Caso ainda não tenha condições, o jogador será preservado para a próxima quarta (7), quando o Bahia enfrentará o Itabuna, na Fonte Nova, pela 6ª rodada do Baianão.
"[Cuesta] Não ficou parado e se cuida bastante, mas todo mundo teve duas semanas de pré-temporada. Ele completou agora, na terça (30), uma semana de trabalho”, completou Ceni.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.